A Polícia Militar do Maranhão, por meio do Grupo Especial de Apoio às Escolas (Geape), realizou a aula inaugural do Curso de Capacitação para atuação de profissionais de segurança nas escolas. A solenidade aconteceu no Auditório Leofredo Ramos, na sede da Secretaria de Segurança Pública (SSP).
Nesta fase do curso, participam cerca de 60 profissionais, sendo 40 PMs de São Luís e 20 guardas municipais de São José de Ribamar.
Segundo o secretário-adjunto de Modernização, coronel Antonio Roberto dos Santos Silva, a capacitação contribuirá para que os policiais possam estar embasados para atuarem dentro das escolas. “A importância dessa capacitação será vista na execução das ações de cada policial e guarda municipal. É sempre significativo se abastecer de conhecimento. E por atuarem nas escolas, eles precisam viver no dia-a-dia todas essas noções de cidadania”, ressaltou o secretário.
Para ministrar a aula inaugural, a coordenação do programa convidou a professora Carla Cecília Serrão, mestra em Políticas Públicas e coordenadora do Curso de Serviço Social do Uniceuma. Com o tema “Políticas Públicas, Família, Criança e Adolescente”, ela fez um apanhado histórico sobre o processo de construção da vida do ser humano. Foi feita ainda uma apresentação sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), noções de direitos humanos e de experiências de convívio familiar.
Capacitação
O curso de capacitação será dividido em dois módulos. O período de realização das aulas será de janeiro a julho de 2011. A carga horária total será de 200 horas/aula. Os encontros acontecerão duas vezes por semana em dias alternados.
Temas como “Violência Doméstica (Lei Maria da Penha), “Respeito à Diversidade Sexual (Homofobia)”, “Uso e Abuso de Substâncias Psicoativas”, “Estatuto do Idoso”, “Violência Urbana”, “Noções de Educação Ambiental, Cidadania e Direitos Humanos” e “Educação para o Trânsito” são os assuntos que serão ministrados em 12 encontros durante a capacitação. O corpo técnico será formado por delegados da Polícia Civil, assistentes sociais, psicólogos e professores de diversas universidades de São Luís.




