O governador Marcelo Miranda (PMDB) decidiu hoje que a cerimônia de transferência temporária de cargo ao presidente da Assembleia Legislativa, Osires Damaso (DEM), será na próxima quinta-feira, às 8h30min, no Palácio Araguaia. Marcelo e a vice-governadora Claudia Lelis (PV) integram comitiva da administração estadual que empreenderá viagem à França para participar da Conferência Mundial do Clima (COP 21).
A comitiva do governo do Estado é composta por oito pessoas, entre elas, a primeira-dama do Estado e deputada federal, Dulce Miranda (PMDB) – a única do grupo que não é membro da administração estadual. Ela viaja a convite do governo do Estado com ônus total para a gestão estadual das despesas relacionadas à viagem.
Com Damaso assumindo o governo do Estado na condição de governador em exercício, a primeira vice-presidente da Casa de Leis estadual, Luana Ribeiro (PR), estará à frente das atividades do legislativo. A assessoria da parlamentar divulgou na tarde de hoje que será a primeira vez que uma mulher assumirá o comando da Casa por período determinado.
Palmas
O prefeito de Palmas, Carlos Amatha (PSB), também estará na COP 21. Ele viaja ainda nesta terça-feira e ficará, segundo ele, seis dias na capital francesa para participação no evento. Como a obrigatoriedade de alguém assumir o cargo é quando a ausência do chefe do Executivo ocorre acima de 15 dias, Amastha continuará no exercício da função de prefeito.
A Conferência do Clima teve início ontem com programação até o próximo dia 11. Líderes e chefes de Estado de diversos países são esperados e a expectativa é que se feche um acordo global relacionado a medidas serem promovidas para se combater as mudanças climáticas e as consequências desse efeito.
Comitiva de Marcelo para a COP 21:
Com ônus total para o governo do Estado (de 2 a 14 de dezembro)
– Cláudia Lelis, vice-governadora
Com ônus total para o governo do Estado (de 3 a 11 de dezembro)
– Dulce Miranda, primeira-dama do Estado e deputada federal – convidada
– Rogério Silva, secretário estadual da Comunicação
– Ten. Cel. Márcio Antônio Barbosa Mendonça, ajudante de Ordens do Gabinete do Governador
– Pedro Barbosa, assessor especial do Gabinete do Governador
Com ônus parcial para o Estado (de 1 a 10 de dezembro)
– Meire Carreira, secretária estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Com ônus parcial para o Estado (de 2 a 10 de dezembro)
– Francis Rinaldi Frigeri, gerente de Recursos Energéticos e Mudanças Climáticas
– Rubens Pereira Brito, diretor de Instrumentos de Gestão Ambiental




