Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

PARÁ: IBGE revisa dados sobre municípios

Noticias Relacionadas

A direção da Federação das Associações dos Municípios do Pará (Famep) participou de uma reunião com o chefe da unidade do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Pará, Antônio Biffi, para discutir os critérios utilizados na contabilização dos dados do Censo 2010. De acordo com o relatório preliminar da instituição, divulgado no início deste mês, 58 municípios tiveram a contagem populacional menor do que a estimada em 2009. Por conta dessa alteração, 13 municípios correm o sério risco de receber menos repasses federais a partir do ano que vem. O prefeito de Moju, Iran Lima, disse ter ouvido do chefe do IBGE que os dados estão sendo revisados.

Os repasses da União são proporcionais ao tamanho da população, que por sua vez é medida pelos censos do IBGE. A redução dela implica diretamente no coeficiente de repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), nos repasses per capitas em que o município tem direito, como o da saúde e da assistência social, e parcialmente na cota-parte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS).

E durante o encontro, a associação pediu a revisão da contagem. O diretor financeiro da Famep, Iran Lima, prefeito de Moju, explicou que em reuniões com as comissões censitárias municipais recebeu a informação de que, no caso de domicílios encontrados fechados, não houve nem um reagendamento da visita e nem a projeção dos números com base na média de moradores por domicílio. Isso, segundo o prefeito, teria causado uma distorção nos números. (O Liberal)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias