Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

XAMBIOÁ: MPE vai recorrer de liberdade a Vilmar Leite

Noticias Relacionadas

Após a decisão do Tribunal de Justiça do Tocantins(TJ-TO), na terça-feira, que por empate dos votos concedeu a liberdade de Vilmar Martins Leite, de 76 anos, acusado de ser um dos mandantes do crime que culminou na morte de Isabel Barbosa Pereira em junho de 2009 em Xambioá, o Ministério Público Estadual(MPE) se prepara para recorrer contra a decisão da 1º Câmara Criminal. Vilmar estava foragido desde outubro de 2009.

De acordo com o MPE, em fevereiro deste ano, o procurador de Justiça, José Omar de Almeida Junior, já havia emitido parecer contrário à liberdade do acusado, que além de homicídio qualificado também é denunciado por estupro, atentado violento ao pudor, cumulado com concurso de pessoas (quando o crime é praticado por mais de uma pessoa) e concurso material (quando o acusado pratica mais de um crime, idêntico ou não). Essas duas cumulações agravam ainda mais as acusações.

No parecer, o procurador ressaltou que é “inadmissível o trancamento da ação penal por meio de habeas corpus, já que a denúncia narra detalhadamente fatos que, em tese, constituem crimes”. Para o MPE, a denúncia, formulada com base nos autos policiais, encontra elementos suficientes que justificam a prisão do acusado.

Delegado

O delegado responsável pelas investigações do caso da morte da dona de casa, Evaldo Gomes, disse que o pedido de prisão preventiva de Leite foi feito para que os tramites processuais corressem na Justiça se nenhum prejuízo ao processo. “Como há evidências do crime voltadas a Vilmar (Leite), a liberdade dele pode causar danos ao processo, uma vez que teve uma grande repercussão”, disse.

Vilmar Leite é esposo da prefeita de Xambioá, Ione Leite (PP). De acordo com a denúncia do MPE e da Polícia Civil, o assassinato envolveu uma disputa familiar pelo controle da prefeitura da cidade. (Jornal do Tocantins)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias