Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

XAMBIOÁ: GTA realiza buscas até sexta-feira

Noticias Relacionadas

A expedição para localizar os restos mortais de ex-combatentes na Guerrilha do Araguaia (1972-1975) continua durante toda esta semana em Xambioá. O Grupo de Trabalho Araguaia (GTA) é coordenado conjuntamente pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) e pelos Ministérios da Justiça e Defesa. As buscas são acompanhadas por equipe técnica pericial, familiares dos mortos e desaparecidos da guerrilha e representantes do Ministério Público Federal (MPF).

As buscas acontecem nas áreas denominadas “Cimento” e “Frontal”. Segundo o coordenador-geral da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos da SDH, Gilles Gomes, por terem se passado 40 anos desde os acontecimentos, a extração e a identificação das ossadas é um processo difícil.

Em cada expedição, os técnicos ficam 12 dias no cemitério de Xambioá. A próxima busca acontecerá no final de outubro, se o período da estiagem permanecer. As buscas são realizadas a partir de informações de familiares dos guerrilheiros desaparecidos e documentos relacionados ao conflito. Há relatos de pessoas enterradas em outras regiões de Xambioá. No entanto, as buscas ainda estão concentradas no cemitério. (Jornal do Tocantins)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias