Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

XAMBIOÁ: GT volta ao TO para reconhecer novos pontos da Guerrilha do Araguaia

Noticias Relacionadas

O Grupo de Trabalho (GT) Tocantins, que procura restos mortais de guerrilheiros e militares mortos na Guerrilha do Araguaia (1972-1975), está no sul do Pará desde o último dia 18, buscando novas informações sobre pontos onde ossadas poderiam estar enterradas, além de realizar escavações em locais já apontados por colaboradores e visitados pelo GT. Na tarde de ontem, quinta-feira, 22, o grupo esteve novamente no Tocantins para fazer o reconhecimento do cemitério municipal e da pista de pouso de Xambioá onde antes existia uma base militar do Exército.

Segundo o coronel Amauri Silvestre, da comunicação social do Exército, na cidade foram ouvidas muitas informações contraditórias dadas pelos colaboradores independentes, entre eles o aposentado Osvaldo Rodrigues, 68, que na época era o coveiro do cemitério. Ele chegou a apontar cinco locais, onde houveram exumações em outras duas expedições, das quais Rodrigues participou. “Para fazer exumações tem que ter pontos corretos, porque no cemitério de Xambioá não é difícil encontrar ossos”, disse Silvestre.

O GT Tocantins esteve também a antiga base militar na cidade tocantinense, onde foi apontado um novo ponto, que já seria o quarto, onde podem ser feitas escavações. Apesar da visita, o grupo ainda não tem certeza se volta ao Estado para fazer as escavações. Até agora, de acordo com informações repassadas pelo coronel Silvestre, não foram encontrados vestígios de restos mortais nos mais de 20 locais escavados. Ao todo já foram gastos R$ 2,2 milhões e até o próximo dia 31 esteve valor deve chegar a R$ 2,4 milhões. (JT – Weberson Dias)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias