A reunião para definir como será feita as eleições dos projeto “Câmara Jovem” de Xambioá, acontece ainda essa quinzena, garantiu, ontem, o autor do projeto o vereador Terciliano Gomes (PTB). “Cada candidato vai ter o seu partido, a votação poderá ser em urna eletrônica, com fotos de candidatos e tentaremos conseguir bolsas de estudos para os vereadores jovens” acrescentou Gomes.
Segundo o autor, a intenção do projeto – aprovado no último dia 23 – é criar mais nove cargos de vereadores jovens que poderão, inclusive, apresentar projetos para a melhoria da cidade.
O projeto segue as mesmas metodologias utilizadas atualmente na Câmara, sendo que os candidatos a vereadores poderão ser eleitos por voto popular, participar de sessões ordinárias mensalmente e elaborar propostas para o executivo. Cada vereador pode ficar no cargo por no máximo um ano e tem direito a dois recessos, conforme calendário escolar. Os requisitos para fazer parte do quadro da câmara segundo o vereador são: idade até 18 anos, estar cursando da 8º ano do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas. Os votos devem ser dados pelos estudantes da escola onde os jovens estudam. A organização das eleições fica a cargo da Câmara de Xambioá juntamente com a secretaria municipal de Educação.
Apesar disso, segundo o documento aprovado na Câmara afirma que o mandato não será remunerado e trata-se apenas de caráter educativo e participativo. A diplomação e posse dos membros da Câmara Jovem devem acontecer sempre no primeiro dia útil do mês de março de cada ano letivo, às 19 horas. A data das eleições ainda não foi definida. (JT – Weberson Dias)