
Entre os dias 26 a 28 de abril, técnicos da Escola Tocantinense do SUS Dr. Gismar Gomes (ETSUS-TO) e da Assessoria de Humanização/ Diretoria de Regulação, Monitoramento e Avaliação do Trabalho na Saúde (DRMATS), ambas ligadas a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realizaram “Visita Técnica Integrada” aos Hospitais Regionais dos municípios de Augustinópolis e Xambioá.
O intuito das visitas foi conhecer as ações desenvolvidas pelas equipes do Núcleo Permanente de Educação (NEP), Normas e Rotinas do Núcleo de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalhador (NASST) e Humanização das unidades hospitalares, visando integrar e qualificar as atividades.
Augustinópolis
Em Augustinópolis, o encontro teve a participação da diretora Geral, Cristiane Costa Uchôa e da diretora Administrativa, Vilma Jovino de Almeida. A discussão do encontro teve como pauta principal os estágios supervisionados dos cursos de graduação de enfermagem e de medicina da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e o estágio do curso técnico em enfermagem.
Na oportunidade, também foi abordado à demanda da Unitins para realização de pesquisa científica na unidade hospitalar. O objetivo é coletar e trabalhar os dados institucionais para fundamentar estudos realizados pela instituição no âmbito da graduação e da pós-graduação. Ressalta-se que estas pesquisas são relevantes para prática da integração entre o ensino e serviço, na perspectiva da formação acadêmica para o SUS e consequentemente para melhoria no atendimento do usuário.
A área da pesquisa e as demandas do estágio supervisionado no Hospital Regional também foram pautas em foco discutidas com o Diretor da Faculdade do Bico (FABIC) Dr. Nilton Elias de Sousa, e demais coordenadores dos cursos de Medicina e Enfermagem da instituição.
“Nosso foco principal é ofertar um cenário de prática de excelência aos estagiários, internos e residentes, onde todos se sintam e sejam corresponsáveis nesse processo: equipe técnica, gestoras e instituição de ensino”, ressalta a técnica Gerência de Ciência e Inovação em Saúde, Rosimeire Rodrigues.
Xambioá
Na visita ao Hospital Regional de Xambioá, foram discutidas as atividades da Educação Permanente em Saúde, Política de Humanização, Saúde e Segurança do Trabalhador e sobre o Projeto Diversidade. A equipe técnica da SES-TO reuniu-se com a Diretoria Geral, Diretoria Administrativa e com as coordenações técnicas, para discutir as estratégias de trabalho para qualificar as equipes no atendimento aos pacientes e acompanhantes.
A técnica do Núcleo de Articulação da Educação Permanente em Saúde (NAEP), Andrea Montalvão, afirmou que “a visita técnica integrada aos hospitais regionais de Augustinópolis e Xambioá foi muito importante para conhecer a realidade dos NEPs. Saber como eles trabalham e poder identificar o apoio da gestão nas unidades hospitalares, assim bem como poder contribuir na melhora dos processos de trabalho e práticas profissionais”, destaca.




