O vice-governador Washington Luiz participou, neste domingo (29), na Vila Vinhais Velho, da Missa campal em celebração aos 400 anos de Proclamação do Evangelho em São Luís. O ato religioso faz parte da programação de Acolhida da Cruz e do Ícone da Virgem Maria, símbolos da Jornada Mundial da Juventude, na capital maranhense.
“Este é um momento de renovação e fé, e de celebração da história dessa comunidade que há 400 anos recebeu aqui o evangelho e a cruz de Cristo. Tudo começou aqui e, hoje, nossos jovens trouxeram para esse lugar novamente esse símbolo da fé”, destacou Washington Luiz.
Promovido pela Arquidiocese de São Luís, a celebração eucarística foi realizada em frente à centenária Igreja São João Batista – primeiro templo católico da ilha de São Luís. A missa reuniu centenas de fiéis e autoridades políticas, como deputados, lideranças eclesiásticas e comunitárias.
O bispo auxiliar da Arquidiocese de São Luís, que conduziu a cerimônia, Dom José Carlos Chacorowski, ressaltou a importância da presença dos símbolos católicos na comunidade Vinhais Velho. “Esses símbolos estão percorrendo o mundo todo e hoje estão em São Luís, trazidos pelos jovens numa peregrinação de fé”, ressaltou.
A programação de Acolhida da Cruz e do Ícone da Virgem Maria é coordenada pelo movimento da juventude católica Bote Fé, com o apoio do Governo do Estado.
Kécio Rabelo, coordenador do setor juventude da Arquidiocese, agradeceu o apoio do Governo ao movimento. “O projeto Bote Fé foi apresentado ao governo, por intermédio do vice-governador Washington Luiz, que nos apoiou nessa jornada, por isso nosso reconhecimento e gratidão pela presença do governo em toda a nossa programação”, afirmou.
A Cruz e o Ícone da Virgem Maria ficam em São Luís até segunda-feira (30). Após deixarem a capital maranhense, os símbolos seguirão para o estado de Tocantins e irão permanecer no Brasil até 2013, ano da jornada Mundial da Juventude, que será realizada no mês de julho, no Rio de Janeiro.




