Vereadores de Tucuruí, sudeste do Estado, votaram o pedido de cassação do prefeito Arthur Brito, na manhã desta sexta-feira (1º), em sessão na Câmara Municipal. Após vários adiamentos, eles acolheram as denúncias contra o prefeito, que já havia sido afastado pela Justiça no dia 13 de novembro.
O placar da votação para o afastamento dele foi de nove votos a favor e quatro votos contra. Também foi aprovada a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as denúncias de improbidade administrativa.
Muitos moradores foram para a frente da câmara acompanhar a votação. Arthur Brito assumiu a Prefeitura de Tucuruí após o assassinato do prefeito eleito Jones William, ocorrido em julho deste ano.
Crime
Além da suspeita de improbidade administrativa, a gestão de Artur de Jesus Brito também é marcada por outro escândalo.
Sua mãe, Josineide Silva Brito, foi presa suspeita de mandar matar o então prefeito Jones William, em julho deste ano. Segundo as investigações, a mãe do atual prefeito de Tucuruí planejou o crime motivada por questões financeiras. Três pessoas foram presas durante a operação que investiga a morte do prefeito anterior.
Segundo a policia, dois suspeitos acusaram Josineide de mandar matar William. Em deles foi Paulo Ricardo Oliveira. Ele teria confessado participação no crime. A polícia diz que os depoimentos reforçam as provas técnicas colhidas no inquérito.




