Em todos os finais de semana do mês de julho, técnicos da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) percorrerão as principais praias e balneários do litoral paraense para orientar os veranistas sobre os cuidados com a saúde. As ações serão executadas pelos 13 Centros Regionais de Saúde (CRS) espalhados pelo Estado.
Hospitais e unidades de saúde serão reforçados para atender a demanda nos locais de maior concentração de visitantes. Os banhistas receberão orientações sobre a prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)/Aids e hepatites virais. Também haverá ações relacionadas a doenças endêmicas, como malária, dengue e leishmaniose, nas localidades de maior incidência.
Serão distribuídos 1 milhão e 700 mil preservativos masculinos e 100 mil femininos, estes entregues para mulheres já infectadas pelo HIV ou que tenham parceiros soropositivos, e ainda para profissionais do sexo, conforme diretrizes do Ministério da Saúde.
A Coordenação Estadual de DST/Aids ofertará testes para HIV nos municípios de Abaetetuba, Barcarena,Bragança, Salinópolis, Cametá e Peixe-Boi. O trabalho será feito com o apoio dos municípios, em algumas unidades de saúde e no Centro de Testagem e Acolhimento (CTA) destas localidades, de segunda até sexta-feira, das 8 às 16 h.
Segundo a coordenadora estadual de DST/Aids, Débora Crespo, as ações neste período reforçam a importância do uso da camisinha nas relações sexuais para todo o público sexualmente ativo. “A ideia é conscientizar a população sobre a prevenção das DSTs, principalmente da Aids, além do vírus HPV, que também é uma doença sexualmente transmissível e maior responsável pelo câncer de colo de útero”, acrescentou.
Hepatites
Para integrar as ações, em alusão ao Dia Mundial de Luta contra Hepatites Virais, comemorado no dia 28 de julho, haverá mobilizações em diversos municípios. Nessas ações serão realizados testes rápidos para diagnóstico de hepatite B e C, e atividades educativas e preventivas, e distribuição de materiais e preservativos.
Abaetetuba, Bragança, Cametá, Marabá, Salinópolis, Santarém e Soure são os municípios onde serão feitas os testes em parceria com os CTAs e unidades de saúde. Em Salinópolis, o serviço será oferecido na praia do Atalaia.
Para a coordenadora estadual de Hepatites Virais, Cisalpina Cantão, prevenir a doença exige mobilização, capacitação e constante troca de informações entre os gestores, profissionais de saúde e a população. “A coordenação busca utilizar diversas formas para multiplicar as informações e padronizar os procedimentos a respeito do tema”, afirmou.




