A deputada Vanda Monteiro (UB) requereu ao Executivo estadual convênios com diferentes entidades especializadas no tratamento e acompanhamento das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A matéria faz parte da Ordem do Dia aprovada na sessão matutina desta quarta-feira, 29, no plenário da Assembleia do Estado do Tocantins (Aleto).
A requerente aponta que os convênios levarão melhores condições de vida às pessoas portadoras do transtorno. “O acompanhamento médico e tratamento levam a pessoa com autismo a aprender e se desenvolver, adquirir novas habilidades e se integrar à sociedade”, esclareceu a parlamentar.
Em outro requerimento, Vanda solicitou ao Governo a promoção de campanhas em veículos institucionais e canais de TV e rádio do Tocantins para conscientização sobre os cuidados e efeitos do mesmo transtorno. Noutra frente, Leo Barbosa (Republicanos) teve aval para a realização de Sessão Solene em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo.
TEA
O TEA é uma síndrome que se caracteriza por desordens no desenvolvimento do cérebro, afetando a comunicação social, imaginação e comportamentos repetitivos, principalmente. Até hoje, ainda não se sabe a causa, porém, vários estudos apontam para um valor genético importante.
Existem vários tipos de tratamento, de acordo com o nível e a necessidade de cada autista. O tratamento básico costuma envolver fonoaudióloga, psicóloga, terapeuta comportamental e terapeuta ocupacional. A maior parte das terapias é baseada na análise do comportamento, que apresenta mais resultados e tem maior comprovação científica.