Já está liberada a passarela para travessia de pedestres, construída pela Vale, no km 729 da Estrada de Ferro Carajás (EFC), que atende os moradores da comunidade Nossa Senhora Aparecida, o conhecido Bairro da Coca-Cola. Segundo a mineradora, a construção da passarela, que durou cerca de 60 dias, foi viabilizada para dar maior garantia de travessia aos moradores daquele bairro e permitir a construção da obra do túnel, que terá duração de 180 dias e contemplará áreas especificas para passagem de para pedestres e veículos.
Com a liberação da passarela de pedestre, a passagem em nível (PN), localizada no km 729, foi desativada e construída uma nova passagem, a 400 metros da anterior, para o trânsito de veículos.
Para garantir a circulação segura no local, toda a área está sinalizada e equipes de profissionais da Vale e da empresa contratada estarão disponíveis no local para orientar pedestres e condutores de veículos sobre as mudanças no trânsito. Os motociclistas são orientados pela equipe a usarem a travessia de veículos.
A passarela, com altura de aproximadamente 8,50m de altura, foi erguida em estrutura metálica, toda rampeada e projetada dentro das normas de acessibilidade, com largura e inclinação necessárias para atender pessoas com dificuldades de locomoção.
Em Marabá, além da passarela e do muro de proteção, estão previstos também dois viadutos a serem construídos no km722 e km 731 para atender respectivamente as comunidades dos bairros São Félix, KM 7 e Araguaia, obras que visam garantir a segurança da comunidade e da operação ferroviária. As obras dos viadutos aguardam a liberação do órgão ambiental para início da sua construção. (Correio Tocantins, com informações da Assessoria da Vale)




