A Campanha de vacinação contra a gripe foi prorrogada para o dia 10 de maio, em todo Estado. Da meta de 80%, somente 36% foi atingida. Mas a Secretaria da Saúde já esperava esse resultado em virtude do tempo de duração da campanha que foi pequeno, duas semanas apenas, e as dificuldades enfrentadas pelos municípios com o atendimento na zona rural. A coordenadora de Imunização da Sesau, Marlene Alves dá exemplos e garante que o Estado vai atingir a meta determinada pelo Ministério da Saúde.
Todos os grupos que recebem a vacina são especiais, mas a coordenadora recomenda ao grupo das gestantes que procurem a Unidade para vacinar, mesmo quem vacinou no final de 2012, porque a vacina que está sendo ofertada hoje é diferente daquela que a pessoa tomou no ano passado.
Para agilizar o atendimento em alguns municípios o Estado está enviando equipe, em veículo traçado, para ajudar na campanha. Segundo Marlene, depois do dia 10, a Sesau terá que agendar atendimento para os grupos dos indígenas e dos presidiários. Os grupos que devem tomar a vacina contra a gripe são: idosos com mais de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos, mulheres com até 45 dias após o parto, profissionais da saúde, pessoas com doença crônica no pulmão, coração, fígado, rim, portadores de diabetes, e outras, além dos grupos que já citamos: gestantes, indígenas e presidiários.




