Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Unitins sedia Fórum sobre Logística

Noticias Relacionadas

Na tarde desta quinta-feira, 15, o auditório da Unitins – Fundação Universidade do Tocantins – foi o palco de discussões do Fórum Tocantinense de Ciência, Tecnologia e Inovação, que neste ano teve como eixo temático a Logística. Na abertura do debate, o reitor da instituição, Joaber Divino Macedo, destacou que a Unitins é um espaço para disseminação do conhecimento a favor da população, principalmente, daquela que está próxima dos pátios multimodais.

 “Por acreditar na sua missão de disseminadora do conhecimento e indutora do desenvolvimento regional, é que a universidade se dispõe a possibilitar a formação e a capacitação dos tocantinenses para que eles possam aproveitar as oportunidades de empregos diretos e indiretos que estão surgindo com essas novas demandas de logística do Estado”, discursou para os presentes.

Após a abertura, o vice-reitor Fernando Spanhol mediou o painel “Plano Tocantinense de Infraestrutura Logística”. O painel foi composto por cinco tópicos apresentados por representantes da Universidade Federal do Tocantins (UFT), da Secretaria Estadual de Indústria e Comércio (SIC), do Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos), da Federação de Indústria e Comércio (Fieto), e do Conselho Federal de Administração (CFA).

Júlio Menezes, representante da UFT, falou sobre a logística integrada no Tocantins, apresentando as visões da sociedade, do governo, das empresas e da academia sobre o assunto. Diretor da SIC, André Pugliese, abordou as oportunidades existentes no Estado, destacando que a posição geodésica da Capital favorece a instalação de centros de distribuição de produtos.

Maurício Lima, do Ilos, explanou sobre os custos logísticos e de infraestrutura do Brasil, mostrando dados que mostram queda nos gastos. A convite da Fieto, Rodrigo Garcia, diretor de Indústria da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração do Pará, apresentou o Projeto Norte Competitivo. O projeto identificou os principais entraves ao desenvolvimento econômico existentes nos nove estados que compõem a Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins).

Representando o CFA, Antônio Jorge Campos apresentou o Plano Brasil de Infraestrutura e Logística. Segundo ele, hoje a concorrência é mais entre cadeias produtivas do que entre empresas, e por isso a necessidade de um plano que leve em consideração o estado e funcionamento de estradas, ferrovias, hidrovias, aeroportos e infovias do país. Encerrando o debate, o vice-reitor Fernando Spanhol pontuou que o conhecimento deve gerar riqueza intelectual, social e material.

Também participaram do evento: o Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, Borges da Silveira, organizador do Fórum; a presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Tocantins, Andrea Stival; o Secretário Estadual de Indústria e Comércio, Paulo Massuia; o Secretário Estadual das Oportunidades, Omar Henneman; o presidente da Agência de Fomento do Tocantins, Rodrigo Oliveira; o presidente do CRA/TO, Rogério Ramos; dentre outros. (ASCOM UNITINS/Andressa Brito)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias