Nesta quinta-feira, 18, a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) dará início às atividades do primeiro semestre letivo de 2021. São esperados 2.231 acadêmicos, sendo 640 calouros, que participarão das aulas no modelo de ensino híbrido. A exemplo do que estava ocorrendo no semestre passado, as aulas teóricas continuarão no modelo remoto, enquanto as atividades práticas, estágios, sala de estudo das bibliotecas e uso de laboratórios acontecerão de forma presencial, através de agendamento e obedecendo todos os requisitos do Protocolo de Segurança em Saúde, em virtude da pandemia da Covid-19.
Haverá programação especial, transmitida pelo canal oficial da Unitins no YouTube, para recepcionar os acadêmicos, a partir das 19 horas, com a participação do reitor, Augusto Rezende, da vice-reitora, Darlene Teixeira Castro, e de pró-reitores. O evento encerra com a palestra “Um tempo novo”, a ser proferida pelo professor Dr. Antônio Cesar Melo, diretor de Ensino da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).
O reitor da Unitins, Augusto Rezende, diz que a expectativa para este retorno das atividades é a melhor possível, pois é um semestre preparado com muito carinho. “Os nossos professores passaram por uma semana de planejamento, de repensar e discutir o semestre, de organização da curadoria de materiais, dos critérios de avaliação, e os feed backs da Comissão Própria de Avaliação (CPA). A gente tem certeza que será um semestre produtivo, onde serão bastante movimentados o ensino, a pesquisa e a extensão”.
Prograd
A pró-reitora de Graduação, Alessandra Ruita Czapski, fala da preparação realizada pela universidade para o início do semestre, como a Jornada Pedagógica, “o que possibilitou aos docentes reforçar todo o aprendizado e também estruturar as aulas e planejamento em função na modalidade remota, com ensino híbrido, com aulas síncronas e assíncronas, fazendo com que o aluno seja estimulado de várias formas na área da tecnologia e todas as possibilidades que possam ser exploradas para que as aulas fiquem mais atrativas, interessantes e as ferramentas sejam todas utilizadas”.
A pró-reitora acrescenta que o semestre letivo será iniciado com muita alegria e com uma expectativa grande de envolver os alunos e de todo empenho dos professores. “Reiniciaremos com as aulas teóricas no modelo remoto e a parte prática com os estágios, laboratórios, sala de estudos das bibliotecas e aulas teóricas de cálculos serão dadas presencialmente, de acordo com a necessidade que o professor verificar. Alguns cursos que tenha essa parte prática muito mais aflorada, como Enfermagem e Engenharia Agronômica, serão trabalhados presencialmente, lógico usando todas as recomendações necessárias para evitar a propagação do coronavírus”, explica.
As atividades presenciais relacionadas a aulas práticas, acompanhamento nas disciplinas Exatas e Específicas, estágios, uso de laboratórios, Complexo de Ciências Agrárias (CCA), projetos de Pesquisa e Extensão, uso das bibliotecas nos cinco câmpus da universidade e atendimento no Núcleo de Apoio Psicossocial e Educacional (Nape) também estão liberadas, desde o semestre passado, para ocorrer de forma presencial.
Protocolo
O Protocolo de Segurança em Saúde do Governo do Estado determina que haja um controle rigoroso de acesso e permanência às instituições de ensino, adotando medidas para evitar aglomeração, manter o distanciamento social e os hábitos de higiene como lavar as mãos e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência, como celulares, maçanetas e corrimão, entre outros. (Josiane Mendes)