Nesta terça-feira, 16, foi realizada a solenidade de abertura do I Seminário Local do PET/Conexões e do I Simpósio do Núcleo de Pesquisas em Ciências Farmacêuticas e Química Analítica Aplicada (NUPFARQ), com o tema “Popularização da Ciência para a Preservação Ambiental, Sustentabilidade, Inclusão Social e Combate à Pobreza”. O evento promovido pelo Programa de Educação Tutorial PET/Conexões de Saberes e NUPFARQ , com apoio da Universidade Federal do Maranhão de Imperatriz, faz parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que está ocorrendo em todo Brasil de 15 a 21 deste mês
Estavam presentes na cerimônia de abertura, além do professor e organizador do evento, Paulo Roberto Silva Ribeiro, o diretor em exercício da Universidade Federal do Maranhão- Imperatriz, Fernando Augusto Magalhães , o representante da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), Manoel de Oliveira Dantas, além da comunidade acadêmica.
Na ocasião, representante da FAPEMA Manoel de Oliveira Dantas enfatizou a importância do incentivo à produção científica na universidade. “Nesses programas de estudos é necessário um tutor, para que o desenvolvimento e os objetivos da pesquisa sejam alcançados rapidamente”, ressalta. Para ele a figura do professor é muito importante na propagação do conhecimento, que não tem limite, ” o professor tem alunos e o mestre tem discípulos. Aqui estão se formado discípulos que será o futuro do Maranhão, principalmente na região tocantina. Hoje, depois da implantação do ensino superior na cidade, o Maranhão tem tomado uma forma diferente em relação ao restante do mundo e do Brasil, tem saindo trabalhos relevantes e com destaques em temo de conhecimento científico”, acrescenta Manoel Dantas.
Em discurso, o professor Paulo Roberto ressaltou a importância do seminário para comunidade acadêmica e para sociedade, levando o conhecimento através de oficinas, minicursos, palestras e apresentação de trabalho científico. “Todas as instituições de ensino saem ganhado com o evento”, afirma Paulo, que confessa ter se surpreendido pela quantidade de trabalhos inscritos no evento, 63 pôsteres.
Ainda na abertura, o público pode apreciar a apresentação teatral do grupo Trupe de Quimera, apresentados pelos estudantes da Unidade Ensino Nascimento de Moraes, além de prestigiar a palestra “Cadeia de alimentos e bioenergia: Sustentabilidade e Inclusão Social”, com a professora Eliene Cristina Barros.
Para fechar à noite, o público pode prestigiar a mesa-redonda que teve a temática, “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”, mesmo tema da SNCT. “Enquanto não pensar o modo de produção, não vai se chegar a um resultado positivo sobre a questão ambiental”, uma das falas da professora Vanda Pantoja, que participou da mesa redonda, ao discutir a sustentabilidade no pais.
O evento se estende até sexta-feira, 19, com minicursos, palestras, mesa redonda e apresentação de trabalhos. (ASCOM/UFMA Imperatriz)




