A Universidade do Estado do Pará (Uepa) divulgou nesta quarta-feira (2) o novo calendário do concurso público para o cargo de professor, que oferta 99 vagas, em diversas disciplinas, para os centros de Ciências Sociais e Educação (CCSE), de Biológicas e Saúde (CCBS) e de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT), em Belém e no interior.
As oportunidades estão, sobretudo, nos campi do interior, que respondem por 71 das vagas ofertadas. Os cargos para a carreira de magistério superior são para as classes de professor auxiliar, assistente e adjunto, cuja remuneração inicial pode variar ente R$ 2.488 e R$ 9.876,04, dependendo do grau de titulação e do regime de trabalho pleiteado.
O concurso público será feito em quatro etapas. A primeira é uma prova escrita, com questões dissertativas, de caráter eliminatório e classificatório. Os aprovados seguirão para a segunda fase, composta de prova didática, de caráter eliminatório, classificatório e público. Depois disso, os aprovados serão avaliados em uma análise do plano de trabalho institucional, com defesa, de caráter classificatório. Por fim, será feita a análise de títulos.
Com o novo cronograma, os candidatos que se inscreveram para as vagas no interior podem saber os locais da prova escrita e atendimento especial a partir do dia 7 de fevereiro de 2013. A primeira etapa do certame está prevista para o dia 17 de fevereiro, com divulgação do resultado no dia seguinte. Nesta data, serão convocados ainda os candidatos habilitados para a prova didática e entrega do plano de trabalho institucional e de documentação para títulos.
Os inscritos para as vagas de Belém podem acessar os locais de prova a partir do dia 14 de fevereiro. O primeiro exame será aplicado dia 24 de fevereiro, e o resultado sai até o dia 27 seguinte. Na ocasião, também serão convocados os candidatos habilitados para a prova didática e entrega do plano de trabalho institucional e da documentação para títulos.
Nos últimos quatro anos, a Uepa fez três concursos públicos para contratar professores. Foram mais de 150 novos efetivos, dentre os quais 17 doutores e 78 mestres, que somados aos já pertencentes ao quadro, totalizam 804 efetivos e mais 315 temporários em 2012. No interior, foram fixados mais 122 docentes, onde antes existiam apenas 19.
No dia 3 de outubro, foram publicados os resultados da solicitação de isenção de pagamento do valor das inscrições, mediante as condições dos editais 93 e 94.




