
A Academia da Polícia Civil do Pará (Acadepol) encerra, nesta sexta-feira (03), em Tucumã, sul do Pará, o Projeto Academia Itinerante, que visa levar aos policiais civis lotados na região do Alto Xingu o treinamento básico de investigações e operações policiais, visando o aperfeiçoamento dos agentes de segurança pública. Essa foi a primeira vez que a região recebe o Projeto da Academia Itinerante. O município de Tucumã foi escolhido por facilitar o acesso dos policiais civis lotados na Região às aulas teóricas e práticas. “A cidade tem uma estrutura adequada para atividades acadêmicas, as quais ocorrerão no decorrer de uma semana”, explica a delegada Karina Campelo, diretora da Acadepol.
Iniciado na segunda-feira, o treinamento contou com a avaliação física dos policiais participantes, com verificação do índice de massa corporal (IMC), verificação da pressão arterial, cálculo do VO2 MAX (volume de oxigênio) para as atividades físicas aeróbias, e percentual de gordura.
Os policiais participantes tiveram aulas expositivas, dialogadas e estudos de casos das disciplinas de investigação de crimes cibernéticos, investigação policial moderna e práticas de operações policiais.
Para encerrar a semana de atividades, será realizada, nesta sexta-feira (03), instrução de armamento, munição e tiro policial, com objetivo de orientar os policiais civis sobre a correta manutenção, manuseio e utilização do armamento utilizado na Polícia Civil.
A região de Tucumã é quarta região do Estado a receber o Projeto Academia Itinerante este ano de 2019. No mês passado, os cursos foram levados à região de Redenção, sudeste paraense, onde policiais civis receberam treinamentos diversos, desde aulas teóricas sobre investigação policial moderna até curso de operações policiais.
Anteriormente, as regiões de Breves e Soure, na Ilha do Marajó, receberam os cursos oferecidos pela Academia da Polícia Civil (Acadepol), como forma de buscar a capacitação e aperfeiçoamento dos policiais civis em todo Estado. A capacitação constante dos policiais civis do Pará é prioridade da atual gestão da Polícia Civil, por meio da Acadepol.




