Uma equipe técnica do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) encontra-se em Araguaína finalizando os preparativos para o início do Recadastramento Biométrico na cidade, a ser lançado no dia 22 de março.
Nesta terça-feira, 5, foram montados 12 kits biométricos, 15 computadores para atendimento biográfico, impressoras, equipamentos de rede e periféricos. Estima-se atender por dia uma média de 700 eleitores, das 11 às 18 horas.
Na próxima segunda-feira, 11, inicia outra etapa dos preparativos, desta vez com o treinamento dos servidores que irão trabalhar no atendimento ao público.
Biometria
A Biometria utilizada na Justiça Eleitoral é um sistema que reconhece as impressões digitais dos eleitores em urnas eletrônicas através do leitor de identificação biométrica e exclui a possibilidade de fraude no procedimento de votação. São realizadas fotografias, coletas de assinaturas e digitais dos eleitores. O processo de identificação deve confirmar a identidade de cada eleitor, comparando com todo o banco de dados disponíveis.
No Tocantins, a primeira fase aconteceu no ano de 2009, em Alvorada (14ª ZE) e Pedro Afonso (23ª ZE). Já a segunda, ocorreu em 2011 nas Zonas Eleitorais de Paraíso do Tocantins (7ªZE), Gurupi (2ªZE) e município de Tupirama pertencente a 23ª ZE. As primeiras duas fases somadas recadastraram cerca de 13% do eleitorado.
Equipe
A equipe que está em Araguaína é composta pelo secretário de Tecnologia da Informação do TRE-TO, Jader Gonçalves, pela assessora de Comunicação, Lara Alves Araújo e a cerimonialista Eva Bandeira, o chefe da seção de redes, José Neto e os técnicos da STI, Cristiane Lira, Wanderson Fernandes e Neuziron Aguiar.




