Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Transporte coletivo em Parauapebas deve receber novas vans

Noticias Relacionadas

Com reuniões de planejamento mensal e semestral para equacionar os problemas mais urgentes, o Departamento Municipal de Trânsito e Transportes de Parauapebas (DMTT), vem mudando a cara do trânsito em Parauapebas. Uma das mudanças foi o aumento no número do efetivo de 30 para 70 agentes cuja presença, desde ontem, quarta-feira, 7, foi notada nas ruas.

A presença do órgão e seus novos agentes será rotina no apoio em faixas de pedestres, semáforos fora de operação; nas rondas noturnas e blitzes que agora ocorreram com frequência em vários pontos da cidade. “As blitzes noturnas se fazem necessárias por causa do alto número de acidentes provocados pelo uso de álcool”, afirmou Rafael Cristo, diretor do DMTT, detalhando que o perímetro urbano foi dividido em setores, disponibilizando viaturas em pontos estratégicos, dando resposta mais rápida às necessidades do trânsito.

De acordo com o planejamento elaborado pelo departamento de trânsito, serão construídos postos fixos para abrigar agentes e viaturas.

Perguntado sobre os riscos a que são expostos os condutores nas noites de finais de semana, Rafael Cristo explicou que serão realizadas blitzes noturnas com uso de bafômetro. “A gente não quer acabar com os eventos noturnos, apenas que os brincantes voltem com mais segurança”, relatou Cristo, sugerindo que devem ser usados o transporte coletivo de passageiros ou taxi.

Transporte coletivo sofrerá melhoras

Com o objetivo de promover nos cidadãos o desejo de utilizar o transporte coletivo, o governo municipal, através do DMTT, exigiu mudanças na operação do sistema de transporte no município. Como antecipou o Blog em julho, a primeira mudança será a troca de toda a frota por veículos modernos e maiores, o que propiciará a redução do número de veículos de 250 para apenas 100. Os novos veículos serão de 32 lugares e com adaptações para cadeirantes, e deverão estar nas ruas até dezembro deste ano.

Outra importante mudança que ocorrera na gestão do transporte coletivo será a unificação das cooperativas que passarão a ser uma Central. Com isto, todos os veículos trabalharão em torno de um mesmo caixa e os valores faturados serão divididos entre os sócios. Isto dará fim à disputa por passageiros, fato que leva motoristas de vans a cometer imprudências e direção perigosa, expondo os demais condutores ao risco de acidentes.

Atrelado a tudo isto a bilhetagem eletrônica será implantada dando, segundo Cristo, mais operacionalização e evitará assaltos. “O Brasil não passa por um momento adequado para reajuste de tarifa de transporte coletivo de passageiros”, lembra Rafael, prevendo que, devido a este fator, o preço da tarifa será mantido. (Francesco Costa)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias