A Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) trabalha para adequar os matadouros frigoríficos do Estado, a fim de reduzir o abate clandestino e garantir a qualidade da carne. Para tanto, equipes que integram o Serviço de Inspeção Estadual têm ampliado a fiscalização aos estabelecimentos para evitar prejuízos à saúde pública e ao meio ambiente. Em 2012, foram abatidos nos matadouros estaduais 368.768 bovinos.
Nos últimos dois anos (2010 a 2012) o número de matadouros no Estado dobrou, passando de seis para doze, um investimento na ordem 30 milhões de reais, uma vez que cada matadouro frigorífico, para ser instalado, tem um custo de aproximadamente R$ 5 milhões, e cada um gera em torno de 60 vagas de trabalho diretas, segundo afirma o gerente de Serviço de Inspeção Estadual, Jefferson Pinto de Oliveira. “Com os novos matadouros, aumentamos também o número de animais abatidos de forma humanitária, geramos trabalho, reduzimos o abate clandestino e melhoramos a qualidade do produto a ser consumido pela população”.
O abate de bovinos no Estado do Pará deve cumprir as determinações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para tanto, o Estado reúne 12 matadouros frigoríficos estaduais, 15 matadouros frigoríficos federais e os matadouros municipais. Os empreendimentos federais são inspecionados pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF) do Mapa; os estaduais, pelo Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e os matadouros municipais, pelo Serviço de Inspeção Sanitária Municipal (SIM).
O Serviço de Inspeção Estadual (SIE), sob a responsabilidade da Adepará, supervisiona um total de 12 matadouros, localizados nos municípios de Belém, Barcarena, Mãe do Rio, Tomé-Açu, Breu Branco, Jacundá, Marabá, Parauapebas, Altamira, Itaituba e Castanhal, sendo que este último possui dois matadouros.
Todos os espaços devem estar adequados conforme as legislações vigentes, entre as quais, o Decreto Federal 30.691/1952, que regulamenta a Inspeção Industrial e Sanitária de Origem Animal e que determina a não duplicidade quanto às inspeções nas diferentes instâncias governamentais. Atualmente o Pará possui um total de 108.412 propriedades rurais com bovinos e bubalinos; com uma população bovina de 19.483.636 cabeças e, destes, em 2012, foram exportados vivos 388.188 animais e foram abatidos no SIE um total de 368.768. (Christina Hayne)




