Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Tocantins vive expansão nas ligações aéreas com o Brasil

Noticias Relacionadas

A malha aérea que atende ao Tocantins está em franca expansão. Exemplo disso é que os aeroportos de Palmas, Araguaína (a 400 quilômetros da Capital, Norte do Estado) e Gurupi (distante 243 quilômetros, no Sul do Tocantins), juntos, totalizam em média 32.450 passageiros por mês. Atuam em Palmas as empresas TAM, Gol e Sete Linhas Aéreas, sendo que a Trip Linhas Aéreas se prepara para desembarcar na Capital no final deste mês, visto que ela já atua em Araguaína; assim como a Sete, que também liga Gurupi a São Félix do Araguaia e Confresa, ambas no Mato Grosso; Minaçu e Goiânia (GO) e Brasília (DF).

Ante o volume cada vez maior de tocantinenses que buscam os mais variados destinos, novas empresas estão se instalando no Estado ou ampliando as suas rotas. É o caso da Passaredo Linhas Aéreas, que começa a atuar em Araguaína amanhã, com capacidade para atender 70 passageiros diariamente. A companhia ligará a cidade do Norte do Estado a Porto Alegre (RS), Cuiabá (MT) e Recife (PE).

Com a chegada da Passaredo, três empresas aéreas de porte regional (veja detalhes no Saiba Mais), passam a pousar regularmente no aeroporto de Araguaína. Segundo o diretor de Logradouros Públicos do município, José Antonio Gomes, a expectativa é que, com as três companhias atuando, o número de passageiros que passam pelo aeroporto diariamente suba de 82 para 160, em média. Ainda conforme Gomes, as duas empresas que já operam na cidade estão com os voos sempre cheios. “Estamos no interior. As pessoas têm necessidade de se deslocar para vários locais e o fluxo é bem intenso”, ressalta.

Destinos

Os passageiros de Araguaína podem contar com voos diretos, de segunda a sexta-feira, para Brasília (DF), Goiânia (GO), Carajás e Marabá (PA) e Palmas (TO). Aos sábados e domingos há voos somente para Goiânia (veja quadro com os horários e destinos).

Em Palmas há maior fluxo de embarque e desembarque diários: cerca de mil pessoas. Ainda neste mês – a promessa é que o voo inaugural aconteça no próximo dia 31 – novos destinos serão disponibilizados, quando a Trip Linhas Aéreas começará a atuar no Aeroporto Lysias Rodrigues com o jato Embraer 175. A companhia ligará Palmas  a Goiânia (GO), com voos que terão continuidade para diversas capitais, como Vitória (ES), Belo Horizonte (MG), Maceió (AL) e o arquipélago Fernando de Noronha. Os palmenses terão voos diretos também para Brasília (DF) e o Aeroporto de Congonhas (SP).

Em Gurupi, onde a população apontada pelo último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é a terceira maior do Estado – 76.275 habitantes -, a média de passageiros que embarca mensalmente no aeroporto da cidade fica em torno de 450. Lá, apenas a Sete Linhas Aéreas opera, com voos diários para São Felix do Araguaia e Confresa (MT), Minaçu, Goiânia (GO) e Brasília (DF). Funcionários da empresa que trabalham no Aeroporto de Gurupi informam que, a partir de março, haverá voos também para Redenção, Marabá e Belém, todas no Pará.

Regionais

Uma linha ou companhia aérea regional (em inglês, commuter airline ou feeder airline), é aquela cuja operação se limita a voos de curta/média distância e duração, e que utiliza aeronaves de pequeno porte.Servem para ligar passageiros a linhas aéreas de longo curso, que utilizam aviões de grande dimensão, e a cidades de pequeno/médio porta a grandes centros urbanos. (Jornal do Tocantins)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias