Os pecuaristas tocantinenses poderão antecipar a vacinação contra a febre aftosa, para bovídeos (bovinos e bubalinos) que serão enviados para eventos pecuários. A antecipação será avaliada pela Adapec – Agência de Defesa Agropecuária – e poderá ser realizada até 15 dias do início da campanha, prevista para o dia 1º de maio. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira, 05. O objetivo é respeitar a carência pós-vacinação, sem prejudicar os pecuaristas que levam animais para leilões e exposições agropecuárias que ocorrem no início de maio.
De acordo com o presidente da Adapec, José Luciano Azevedo, para a antecipação da vacina é necessário, entre outros, que o produtor assine um termo de compromisso emitido pela Adapec e vacine todos os bovídeos da propriedade, independente da quantidade de animais que transportará. “Essas exigências ajudam a proteger a sanidade do rebanho tocantinense”, ressalta, acrescentando ainda que onde houver necessidade a vacinação antecipada será assistida por uma equipe da Agência.
O produtor que antecipar a vacina e não encaminhar seus animais para os eventos deverá justificar o motivo da desistência, sob pena de ter seu cadastro suspenso temporariamente e podendo ainda perder o direito de uma nova antecipação, além de outras sanções previstas no Decreto 860/99. Mais informações poderão ser adquiridas em qualquer unidade da Adapec em um dos 139 municípios do Estado.
GTA
A partir do dia 1º de maio, a GTA – Guia de Transito Animal – só será emitida após a comprovação da vacinação contra a febre aftosa na 1ª etapa deste ano. Os animais imunizados devem cumprir um tempo de carência antes de serem transportados. Para os primovacinados, que receberão a vacina pela primeira vez, o prazo é de 15 dias. Já para os que receberão a dose pela segunda vez, o período é de sete dias. Os bovídeos com três vacinações ou mais não têm carência a cumprir antes de serem transportados.
Campanha
A primeira etapa da Campanha de vacinação contra a febre aftosa, deste ano, ocorre entre os dias 1º e 30 de maio. Todos os bovídeos deverão ser imunizados, independente da faixa etária do animal. (Dinalva Martins)




