O Tocantins acaba de ultrapassar mais uma meta de vacinação contra a Influenza A. Desta vez foram os idosos acima de 60 anos portadores de doenças crônicas. Até esta quinta-feira, 29, segundo dados parciais, o Estado já imunizou 17.658 idosos contra a H1N1, o que corresponde a 85% do público alvo desta etapa. Este já é o terceiro grupo a ultrapassar a meta do MS – Ministério da Saúde, que é a de vacinar pelo menos 80% da população alvo.
Contra a gripe comum foram vacinados até o momento apenas 34% do público alvo, que tem até o dia 07 de maio para procurar um posto de saúde portando documento de identificação com foto e, se possível, a carteira de vacinação. As gestantes, crianças de seis meses a menores de dois anos, portadores de doenças crônicas e a população de 20 a 29 anos que ainda não vacinaram poderão se vacinar até o final da campanha.
Até o momento, o Tocantins vacinou 100% dos profissionais de saúde, 93% das crianças de seis meses a menores de dois anos, 62% dos indígenas aldeados, 61% das gestantes e dos adultos de 20 a 29 anos e 59,5% dos portadores de doenças crônicas com menos de 60 anos.
Paralelamente à Estratégia Nacional de Vacinação contra a Influenza A, começou no último dia 24 de abril, a campanha de vacinação do idoso contra a gripe sazonal, vacina oferecida todos os anos aos idosos contra a Influenza B, a chamada gripe comum. Este ano, a campanha conta com uma novidade: a inserção da vacina contra a H1N1 para idosos acima de 60 anos portadores de alguma doença crônica.
No Estado, contra a Influenza B, estima-se que sejam vacinados 103.799 idosos, e contra a gripe A, o total seria de 20.760 idosos. (José Rodrigues)




