O governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB) recebeu no Palácio Araguaia na noite desta segunda-feira, 8, os membros da equipe de transição indicados pelo governador eleito Siqueira Campos (PSDB). A primeira reunião entre os dois governos começou por volta das 18h30, logo após a chegada do coordenador da equipe de transição, o ex-senador Eduardo Siqueira Campos. Eduardo foi recebido no Gabinete, pelo próprio governador, com um aperto de mão. Também foram indicados por Siqueira para fazer parte da equipe de transição o advogado Renan de Araimatéa Pereira e o economista Roger Luís Monteiro Tolentino, que estiveram presentes à reunião deste noite.
A reunião aconteceu a portas fechadas e durou pouco mais de uma hora e meia. Na saída, Eduardo Siqueira parabenizou a postura do governador Gaguim neste inicio de transição. “Foi muito elevado nível da primeira reunião, no qual o governador fez questão de receber pessoalmente a equipe designada”, comentou. Segundo ele, neste primeiro encontro, a equipe do governador eleito apenas solicitou algumas informações e também estabeleceu um padrão de relacionamento, que será usado neste período de transição de governos.
“Nosso objetivo é ter eficiência na nossa ação, recolher as informações processadas e abastecer o governador eleito, dessas informações”, afirmou Eduardo, acrescentando: “A solicitação das informações será sempre feita por ofícios, elas estão voltadas nesse primeiro momento para a questão de folha de pagamento, de convênio, dívidas e dos programas em andamento”.
No final da reunião, também falou à imprensa o controlador-geral do Estado, Jacques Silva, que será responsável por coordenar a equipe do atual governo neste período de transição. De acordo com o controlador, muitas demandas solicitadas pela equipe de transição de Siqueira Campos já estariam disponíveis. “Recebemos as informações, vamos procurar essas informações em todos os órgãos solicitados, para o mais rápido passado passar ao governador eleito todas os dados precisos”, informou Jacques Silva.
O Diário Oficial desta segunda traz o decreto 4.187, de sexta-feira, 5, que regulamenta a transição de governo. Também foi publicado o ato 5.405, que designa a equipe de Siqueira. O ato cita Eduardo Siqueira Campos como presidente.
O controlador Jacques Silva ressaltou ainda que foi orientação do atual governador a viabilidade das informações solicitadas pelo grupo de Siqueira Campos. “Nós não vamos esconder dados, acho que nós temos que trabalhar com a maior transparência possível e isso que vamos fazer”, completou. Ao final reunião o governador Gaguim preferiu não falar com a imprensa.
Ainda participaram do encontro, o ex-secretário da Fazenda do governo Siqueira, João Calos Costa, e os secretários do atual governo Antônio Lopes Braga Junior (Casa Civil), Davi Torres (Planejamento) e Marcelo Olimpio (Fazenda), também membros da transição.
Também estiveram presentes no Palácio Araguaia, no momento da reunião, o presidente regional do PSB, o deputado federal Laurez Moreira, o deputado estadual reeleito Raimundo Palito (PP) e o deputado estadual eleito José Augusto Pugliese (PMDB).
Orçamento
Um dos pontos discutidos na reunião desta segunda-feira foi a elaboração do Orçamento de 2011, que é de responsabilidade do atual governo. Eduardo Siqueira falou que o orçamento é o desafio inicial da equipe de transição. De acordo com o controlador Jacques da Silva, o governador Gaguim solicitou que os pontos da proposta da Lei Orçamentária (LO) sejam discutidos com a equipe de transição na segunda reunião dos dois grupos, na quarta-feira, 10, em local ainda ser definido. Nesta reunião, o controlador informa que o governo já estará um esboço da LO e serão ouvidas as “sugestões”. O Projeto de Lei deverá ser protocolado na Assembleia Legislativa no dia 16 de novembro.
Local dos trabalhos
Na reunião, o governador Carlos Gaguim também ofereceu um espaço para que a equipe de transição realizar seus trabalhos. Segundo o coordenador da equipe, Eduardo Siqueira, este local será “muito importante para o bom andamento dos trabalhos de transição”. De acordo com o controlador, a equipe utilizará um espaço de uma subsecretaria extinta. No entanto, ele não especificou qual será o local.
O governador ainda se prontificou a colocar servidores à disposição da comissão de transição. O grupo de Siqueira solicitou a liberação dois servidores, um deles Wanda Paiva. O governador aprovou de pronto a disponibilização dos dois servidores.
A reunião de quarta-feira, quando será tratado o Orçamento de 2011, acontecerá na Secretária de Planejamento (Seplan). Segundo o ex-senador Eduardo Siqueira Campos, as reuniões entre os dois grupos ocorrerão quase que diariamente a partir de agora.
Secretariado
Ao ser indagado sobre a formação do secretariado do próximo governo, Eduardo Siqueira disse apenas que esta é uma função exclusiva do governador eleito. Contudo, ele adiantou que Siqueira Campos só começará a trabalhar esta questão a partir do dia 15 de dezembro. “Ainda não tem nenhum nome definido”, garantiu ele.
O ex-senador lembrou ainda que a equipe de transição tem um “caráter eminentemente técnico, de recolher informações e embasar os dados” e que, por isso, não terá nenhuma relação com a formação do novo secretariado.
Equipe de Transição
O governador Gaguim baixou o decreto criando, oficialmente, a equipe de transição nesta segunda-feira. O documento trás os três nomes indicados por Siqueira – Eduardo Siqueira, Renan de Arimatéa e Roger Tolentino. De acordo com o secretário de Comunicação do governo, Mateus Junior, não haverá indicações de nomes do governo para participar da equipe de transição. Segundo ele, o controlador-geral do Estado, Jacques Silva, será o representante do atual governo no processo de transição e tratará diretamento com a equipe de transição. (Valmir Araújo – Portal CT / Foto: Sherlyton Ribeiro)




