Se as eleições fossem hoje, Siqueira Campos (PSDB) e Carlos Gaguim (PMDB) estariam empatados tecnicamente na disputa pelo governo do Estado – separados apenas por 0,8 ponto percentual. Esse é o cenário apontado pela primeira pesquisa Serpes sobre as eleições tocantinenses encomendada pelo Jornal do Tocantins.
Pela amostra estimulada, o ex-governador tucano, da coligação Tocantins Levado a Sério, aparece com 44,6% das intenções de voto contra 43,8% do governador peemedebista, que encabeça a coligação Força do Povo. Os eleitores indecisos somam 9,5% dos entrevistados, ao passo que 2,2% manifestaram o desejo de anular o voto. Com intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos, o levantamento foi feito entre os dias 7 e 13 de agosto em sete regiões do Estado e ouviu 1.001 eleitores.
Espontânea
No levantamento espontâneo – aquele no qual o nome do candidato não é exposto à estimulação -, configura-se também o quadro de empate técnico. Nele, Siqueira Campos aparece com 37,1% ante 36,4% de Gaguim – uma diferença de 0,7 ponto percentual. Já o número de indecisos pula para 25,1% dos entrevistados, com 1,5% deles afirmando que anulará o voto.
Rejeição
Com 21% das citações, o ex-governador Siqueira Campos aparece como o candidato mais rejeitado na corrida ao Palácio Araguaia, ao passo que o governador Carlos Gaguim aparece com 18,3%. Nesse quesito, a amostra apurou ainda que 61% dos eleitores não rejeitam nenhum dos dois candidatos, enquanto 1,8% deles não soube responder. (Marcelo Santos – Jornal do Tocantins)




