O presidente do SINDUSCON/TO – Sindicato das Indústrias de Construção Civil do Estado do Tocantins – Luciano Rocha e demais associados das empresas incorporadoras filiadas ao sindicato, divulgaram nesta terça-feira, 7, o manifesto Além do Custo Brasil, o Custo Palmas. O documento enumera dificuldades e entraves burocráticos enfrentados pelas empresas incorporadoras da construção civil, antes e após a construção de empreendimentos, junto à instituições como a Caixa Econômica Federal, INSS – Instituto Nacional da Seguridade Social, SEDUHMA – Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente , Corpo de Bombeiros, Banco do Brasil e Cartório de Registro de Imóveis. Até amanhã, o documento será entregue em todos os órgãos envolvidos pelo presidente e por representantes das incorporadoras.
“O Custo Palmas, mencionado no manifesto, é caracterizado por uma série de entraves burocráticos e de ineficiência da máquina administrativa de diversos órgãos nos quais os prazos de tramitação são superiores, e muito, ao de outras cidades para iniciar e finalizar o empreendimento. Em Palmas você tem prazos até 2 vezes maiores do que em outras cidades”, destaca o presidente do SINDUSCON/TO. Para elaborar o documento, o SINDUSCON/TO levantou as dificuldades enfrentadas por uma amostra de 13 empresas e calculou valores como o percentual de 7,75% do valor de uma obra que representa o custo que poderia ser evitado caso não houvesse esses entraves.
Rocha explica ainda que estes problemas ocasionam prejuízos financeiros tanto para as empresas como para a sociedade. “Queremos alertar a sociedade de que poderíamos ter um nível de investimento maior do que se investe hoje, poderíamos ter mais empregos gerados pela construção civil, mais impostos e mais dinheiro circulando na economia”, esclarece o presidente. “O reflexo direto para a população é o atraso na entrega do empreendimento, atraso na liberação da documentação e, efetivamente, um custo por metro quadrado mais caro do que poderia ser se não existisse esse Custo Palmas”, avalia. (Priscila Cavalcante)




