Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

TOCANTINS: Semades e Seagro apreciam apresentação do programa Pólo de Produção Sustentável e Certificado

Noticias Relacionadas

Na manhã desta segunda-feira, 14, o secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Divaldo Rezende, recebeu o secretário executivo da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário, Ruiter Pádua e as equipes técnicas de ambas as Pastas, para juntos assistirem à apresentação do programa “Pólo de Produção Sustentável e Certificado”, realizada na sede da Semades. O programa tem como objetivo, garantir a segurança alimentar, a emissão de certificado de qualidade, a melhoria da quantidade nutricional do produto, incentivar a permanência do produtor na zona rural, o respeito pelo meio ambiente, com a certificação, e tornar a produção competitiva nos mercados nacional e internacional.

Durante a palestra, a superintendente do Meio Ambiente e Florestas, Marli Santos, apontou as regiões produtoras nos seguimentos da agricultura e da pecuária, além de áreas de preservação, identificadas em um mapeamento inicial. Ela destacou que a reunião traz a proposta de alinhar a visão técnica das equipes à linguagem dos gestores e dos futuros parceiros do programa, para que a produção seja certificada. “A partir dos ajustes acordados entre as instituições envolvidas o próximo passo será definir qual o primeiro pólo e a base do software, para iniciar o trabalho de conscientização, mobilização e mapeamento, com imagens de satélite e cálculos automáticos do déficit e do superávit ambiental por todo o Estado”, concluiu a superintendente.

O secretário do Meio Ambiente, Divaldo Rezende, considera a certificação dos pólos de produção sustentável um fator importante. “A certificação é uma garantia da qualidade e da regularidade da produção. As informações disponibilizadas de forma clara e transparente irão facilitar as decisões dos gestores envolvidos na execução do programa”, afirmou Rezende que complementou: “os dados irão contribuir diretamente no desenvolvimento de um plano geral de recuperação, nas ações das componentes de adequação ambiental e fundiária dos recursos hídricos, no fortalecimento institucional e no marketing positivo das produções do Tocantins”, concluiu, lembrando que cada parceiro irá desenvolver um papel nesse programa, de acordo com sua competência.

Após a exposição do programa, o secretário executivo da Seagro, Ruiter Pádua, afirmou que o plano apresenta propostas relevantes para o desenvolvimento sustentável da produção certificada do Estado. “A Seagro compartilha de muitas das preocupações apresentadas. E com experiência em alguns aspectos específicos, o programa será apresentado ao nosso gestor para trazermos sugestões que possam complementar a composição do plano e acolher demandas dos setores que serão beneficiados”, finalizou Pádua.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias