Em 2010, as aulas na rede pública de ensino do Tocantins devem iniciar no dia 21 de janeiro, com término previsto para 22 de dezembro, conforme o planejamento do Calendário Escolar para o próximo ano. O calendário foi elaborado seguindo a LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que determina uma carga horária de 800 h/anuais em no mínimo 200 dias letivos. Os alunos que já são da rede terão o prazo de 4 a 8 de janeiro para renovação de matrículas e os novatos de 14 a 19 para se matricular.
De acordo com técnicos da área pedagógica da Seduc, diversos projetos definidos no planejamento estratégico da secretaria para o próximo ano serão desenvolvidos em sala de aula. São atividades que têm como meta melhorar o rendimento do estudante.
A expectativa do secretário da Educação, Leomar Quintanilha, é que este ano o número de matrículas seja superior ao do ano passado. “Estamos trabalhando para melhorar a estrutura das nossas escolas, investindo na formação e capacitação dos professores visando atrair mais alunos, além de melhorar a qualidade do ensino”, pontuou.
A rede estadual é composta por 555 unidades de ensino, distribuídas em 138 municípios, onde mais de 220 mil alunos são atendidos por ano.
Documentação para matrícula
O interessado ingressar na rede pública de ensino deve procurar qualquer uma das unidades estaduais e apresentar no período acima citado, a certidão de nascimento ou casamento, carteira de reservista (homens), RG, 1 (uma) foto 3×4 (se possível), cartão de vacinação em dia (1º ao 5º ano) e histórico escolar ou declaração.
Para as pessoas que pretendem estudar no período noturno, será necessária a apresentação de um documento que comprove que o estudante trabalha durante o período diurno.
O calendário 2010 está disponível no site da Educação, no endereço www.seduc.to.gov.br no link Documentos. (Milena Botelho)




