Mais 1300 profissionais do cadastro de reserva do último concurso da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) serão convocados para tomar posse em 15 cargos distribuídos em várias cidades do Estado. O anúncio foi feito pelo secretário Estadual de Administração, Lúcio Mascarenhas, em entrevista coletiva realizada no início da noite de ontem. Os nomes dos 1.332 profissionais serão divulgados no Diário Oficial desta quarta-feira. Além da convocação, o secretário anunciou ainda o recadastramento de mais de 47 mil servidores.
O concurso, que foi homologado e realizado em 2009, tem validade até 26 de janeiro do ano que vem, enquanto isso, segundo afirmou o secretário, nenhum outro concurso será realizado na área da saúde. Ainda segundo Mascarenhas, existe uma demanda de aproximadamente 20 cirurgiões dentistas para o Estado, mas no cadastro de reserva não há mais aprovados com essa especialidade. “A demanda existe, não podemos lançar novo concurso, portanto, teremos de contratar”, afirmou.
Entre os convocados, cerca de 500, serão para Palmas, os demais distribuídos nas outras cidades do Estado. A partir da data da publicação da lista, os convocados terão 30 dias para tomar posse, podendo prorrogar por mais 30, sendo que após isso terá 15 dias para iniciar o exercício da atividade. Segundo Mascarenhas, a convocação foi determinada pelo governador Siqueira Campos (PSDB), depois do levantamento em relação ao número dos convocados que tomaram posse na última chamada. O levantamento identificou que 139 dos 1.300 chamados na primeira etapa, em junho deste ano, não tomaram posse. “Essas vagas já foram inclusas nesta etapa. Se surgir mais demanda, vamos convocar mais”, afirmou.
Certames
Sobre o cadastro de reserva do concurso da Educação, o secretário pontuou que a maioria dos cargos, como professores de matemática, química, libras, espanhol, inglês, física e artes, não existe mais cadastro. Questionado se irá convocar servidores da educação, o secretário afirmou que não seria possível afirmar. “Como nas áreas mais necessitadas não existe mais cadastro, teremos de consultar a Seduc (Secretaria da Educação). Ela é quem vai apresentar sua necessidade”, ressaltou. Questionado sobre o concurso do Quadro Geral, o secretário afirmou que “está quentinho, saindo do forno e em breve terei notícias”.
Recadastramento
Será publicado também no Diário Oficial desta quarta-feira, um decreto que estabelece o recadastramento dos servidores públicos estaduais do quadro efetivo, incluindo os remanescentes do Estado de Goiás e ainda do Dertins. O objetivo é conseguir dimensionar e localizar os servidores. Cerca de 47 mil servidores devem fazer o recadastramento, que poderá ser feito através dos portais eletrônicos do governo do Estado, entre os dias 1º e 31 de outubro deste ano. Ainda de acordo com Mascarenhas, o servidor que não efetuar o recadastramento terá o pagamento do mês de novembro suspenso.
Cargos
Assistente de Serviço de Saúde, Assistente Social, Biólogo, Biomédico, Enfermeiro, Farmacêutico, Farmacêutico, Bioquímico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Nutricionista, Psicólogo, Técnico em Enfermagem, Técnico em Laboratório, Técnico em Radiologia
Notificação
No último dia 15, a Defensoria Pública, através de um ato extrajudicial, recomendou ao governo do Estado a nomeação e posse do cadastro de reserva dos aprovados nos concursos da saúde e da educação. No dia 12, o Jornal do Tocantins havia publicado matéria em que a Sesau, apesar de ter 1.193 contratados, informava que não havia previsão para uma nova convocação do concurso do quadro da Saúde, realizado em 2009. |Jornal do Tocantins|




