Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

TOCANTINS: PT fecha com Governo por mais espaço

Noticias Relacionadas

“Cada um busca o que é melhor para o partido.” Com essa frase, o líder do PT na Assembleia Legislativa (AL), deputado Zé Roberto, resumiu ontem a decisão da sigla de formar um bloco partidário com os governistas Raimundo Palito (PP) e José Geraldo (PTB). Segundo Zé Roberto, o PT quer ocupar seu espaço na Casa. Com isso, a sigla repete a posição adotada na disputa pela presidência da Casa, quando saiu vitorioso o candidato do Governo, deputado Raimundo Moreira (PSDB), beneficiado com dois, dos três votos petistas.

As conversas em torno da formação dos blocos na Assembleia, da escolha dos líderes e da indicação dos nomes para compor as comissões temáticas da Casa começaram na sessão ordinária da manhã de ontem e se estenderam pela tarde. A vaga esperança da oposição de que o PT pudesse mudar de rumo e compor com os partidos contrários ao governo de Siqueira Campos (PSDB) sucumbiu no meio da tarde, quando, finalmente, Zé Roberto anunciou a decisão da sigla, baseada no compromisso de que seu partido teria assentos nas comissões.

A deputada Amália Santana (PT) será indicada para compor a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). E, segundo Zé Roberto, o bloco formado pelo PT/PP/PTB, que será liderado por ele, indicará Amália para presidir a CCJ. Apesar de formar bloco com dois partidos governistas, Zé Roberto insistiu que o PT será oposição ao governo de Siqueira Campos. “A nossa posição na Assembleia é que somos oposição ao atual governo e nós iríamos compor para disputar a Mesa Diretora. Então nós somos oposição ao governo. Mas independente do bloco, nossa posição não mudou. Enquanto partido somos oposição ao governo Siqueira Campos”, garantiu.

Situação

O deputado Osires Damaso (DEM) confirmou que a bancada governista terá mais dois blocos: um formado pelo PR e outro composto pelo PSDB, DEM e PV. Com base nessas formações, Damaso explica que está pré-definido que a Comissão de Finanças, Tributação, Fiscalização e Controle deve ficar com um dos membros do PR. Já a Comissão de Administração, Trabalho, Defesa do Consumidor, Transporte e Desenvolvimento Urbano e Serviços Públicos, segundo Damaso, deve ter Marcelo Lelis (PV) como presidente. A formação das outras comissões, conforme Damaso, ainda seriam discutidas. “Iremos fazer o possível para que nenhum deputado fique insatisfeito”, frisou. As composições seguiam indefinidas até o fechamento desta edição.

Oposição

De acordo com a deputada Josi Nunes (PMDB), os deputados da oposição devem formar dois blocos, um composto pelo PMDB e outro pelo PSB e PPS. No PMDB, segundo a deputada, o seu nome é o mais cotado para liderar o bloco. Já no PPS e PSB, o nome escolhido como líder do bloco foi o deputado Sargento Aragão (PPS). Quanto aos membros para as comissões da AL, o deputado Eduardo do Dertins (PPS) informou que os oposicionistas estavam em reunião, na tarde de ontem, e, portanto, ainda não haviam decidido essa composição até o fechamento desta edição.

Em ofício encaminhado ontem à Assembleia Legislativa, o Executivo nomeou o deputado Freire Júnior (PSDB) líder do Governo na Casa. Freire garantiu que irá trabalhar para promover o diálogo e o entendimento entre a base governista e oposição na Assembleia. “Vamos trabalhar juntos pelo Tocantins com atos e propostas concretas”, destacou.

Blocos

Situação

PSDB/DEM/PV

Raimundo Moreira (PSDB), Freire Júnior (PSDB), Toinho Andrade (DEM), Osires Damaso (DEM), Marcelo Lelis (PV)

PT/PP/PTB

Zé Roberto (PT), Amália Santana (PT) Solange Duiailibe (PT), Raimundo Palito (PP), José Geraldo (PTB)

PR

Amélio Cayres (PR), José Bonifácio (PR), Luana Ribeiro (PR) Stalin Bucar (PR)

Oposição

PMDB

Eli Borges, Iderval Silva, José Augusto Pugliesi, Josi Nunes, Sandoval Cardoso, Vilmar do Detran

PPS/PSB

Eduardo do Dertins (PPS) Manoel Queiroz (PPS), Sargento Aragão (PPS), Wanderlei Barbosa (PSB)

*Embora os partidos de Solange Duiailibe (PT) e Stalin Bucar (PR) componham com o governo, os deputados atuam na oposição. Assim, situação e oposição têm 12 deputados cada.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias