O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência e Tecnologia, prorrogou para o dia 12 de maio o prazo de atualização dos dados dos beneficiados pelo Proeducar – Programa de Crédito Educativo. O prazo inicial terminaria na quarta-feira, 27. O recadastramento deve ser feito no site www.tecnologia.to.gov.br e, até o momento, somente 11% dos 3.708 estudantes contemplados fizeram a atualização de dados.
Após a atualização dos dados dos estudantes, as informações serão repassadas ao Prodivino/Banco da Gente, a Instituição Financeira responsável pelo recebimento do débito dos alunos da ordem de R$ 33.845.581,50. Parte do montante recebido será usada para quitar a dívida de R$ 5.600,000,00 com as Instituições de Ensino Superior participantes do Programa e o restante reaplicado em novas concessões de crédito educativo para os futuros interessados. O prazo para quitação será referente ao período de utilização do crédito, mais a metade deste tempo.
Segundo informações da Secretaria da Ciência e Tecnologia, no Proeducar estão cadastradas 18 Instituições de Ensino Superior, situadas nos municípios de: Palmas, Gurupi, Guaraí, Araguaína, Porto Nacional, Paraíso, Colinas, Araguatins, Dianópolis, Pedro Afonso e Augustinópolis. Devem atualizar os dados os estudantes que concluíram os cursos de graduação, que pediram o cancelamento ou foram excluídos do Programa.
Proeducar
O Proeducar – Programa de Crédito Educativo do Governo do Estado do Tocantins foi criado em 2004 e é gerido pela Secretaria da Ciência e Tecnologia através do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia. O programa financia até 85% do valor da mensalidade dos cursos de graduação dos alunos que não têm condições financeiras de arcar com os custos da formação Superior e que estejam regularmente matriculados em uma das Instituições de Ensino Superior cadastradas no Programa.
Desde a implantação em 2004, foram beneficiados pelo Proeducar 5.354 alunos. Deste total, 3.708 precisam atualizar seus dados pessoais. Atualmente, o programa está beneficiando 1.654 estudantes.




