Durante uma ação de rotina no posto da corporação localizado em Paraíso do Tocantins (63 quilômetros de Palmas), na BR-153, às 8 horas de sábado, 16, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) encontrou aproximadamente 43 quilos de pasta base escondidos no veículo Ford Ka de placa NLE-8065, de Goiânia (GO). O carro teria sido comprado no último dia 14, conforme aponta a nota fiscal que ainda se encontrava no porta-luvas, e com menos de 1.000 quilômetros rodados. Utilizado para fabricar cocaína e crack, o material, segundo a PRF, encontrava-se encoberto sob a lataria nas laterais do automóvel. Os policiais precisaram da ajuda de mecânicos para que toda a quantidade fosse removida. Em seguida, durante a parte da tarde, ele foi encaminhado para a Polícia Federal, na Capital, onde será submetido a análises da perícia.
Na ocasião, o condutor do veículo portava a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no nome de Wanderley Gino Pereira, de 56 anos, e nascido em Rondônia. De acordo com a PRF, não se pode afirmar que o motorista é de fato essa pessoa, pois ele fugiu do local ao ser constatado, pelo sistema de informações da PRF, que o mesmo havia cumprido pena por tráfico. Por causa da fuga, os agentes não tiveram acesso a outros documentos que comprovassem a real identidade da pessoa. O indivíduo continua foragido, mas a Polícia Militar de Paraíso permanece realizando as buscas.
Apreensões
De acordo com o policial rodoviário federal e assessor de comunicação da PRF no Tocantins, Rogério Silvério de Faria, o Estado não apresenta histórico tão relevante tratando-se de apreensões do tipo e que esta ocorreu pela abordagen do policial. Mas Faria afirma que a população pode ajudar caso saiba ou desconfie de alguma ação, informando à PRF pelos telefones 191 ou 3215-9700. “Geralmente, as rotas das drogas se concentram em estados que fazem fronteira com outros países, como o Mato Grosso, Rondônia e outros mais. Aqui no Tocantins, por exemplo, realizamos somente cerca de 10 apreensões em todo o ano passado, e esta foi a primeira de 2010.” (Marcus Mesquita – JT)




