Parceira do Detran-TO na programação da Semana Nacional de Trânsito, a Secretaria Estadual da Juventude e dos Esportes (Sejuves) realiza ações voltadas a um dos segmentos mais vitimados em acidentes de trânsito: os jovens. Neste sentido, serão realizadas, entre terça-feira, 20, e domingo, 25, um total de 42 apresentações teatrais em seis municípios, abordando a chamada Lei Seca e a relação nociva entre o álcool e o volante.
As apresentações, de dez minutos cada uma, acontecerão em Palmas, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional, Dianópolis e Paraíso, em bares, restaurantes, lanchonetes e outros pontos comerciais que vendem bebidas alcoólicas.
Após as apresentações teatrais, os atores irão a cada mesa para promover a escolha do “amigo da vez”, ou seja, daquele que não consumirá álcool e levará os companheiros para casa. Sendo escolhido e aceitando o desafio, o amigo da vez ganhará um brinde da equipe.
Para o secretário da Sejuves, Olyntho Neto é uma satisfação ser parceiro do Detran-TO nesta programação. “Entendemos que toda a sociedade civil deve estar envolvida nessa causa tão nobre. É a nossa vida que está em jogo. Queremos diminuir as estatísticas de jovens envolvidos em acidentes de trânsito. Precisamos ter consciência e educação”, destacou.
O projeto foi idealizado pela Diretoria de Mobilização da pasta da Juventude. O grupo teatral SIM, de Palmas, foi convidado para realizar as apresentações. Integram o elenco jovem o humorista Paulo Vieira, a cantora Gil Doliath e os atores Tatiane Dias e Vitor Guilherme.
Semana
A Semana Nacional de Trânsito, realizada anualmente, acontece entre os dias 18 e 25 de setembro. Este ano tem como tema a Década de Ação pela Segurança no Trânsito (2011-2020), uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que visa diminuir a mortalidade e o número de feridos graves no trânsito.
No Estado, a programação tem à frente o Detran-TO, junto a órgãos e entidades parceiras, contando com blitzen educativas, apresentações teatrais, passeio ciclístico, gincanas e palestras nas escolas. Em Palmas haverá duas simulações de acidentes de trânsito, nas regiões centro e sul.




