Hoje mais de 13 mil candidatos realizam as provas de conhecimentos do vestibular 2010/2 da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Serão disputadas 1.154 vagas em 43 cursos.
Pela manhã, a partir das 8 horas, serão realizadas as provas de Matemática, Química, Física, Biologia e Geografia, com duração de quatro horas. À tarde, vão ser aplicadas as de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, História, Língua estrangeira (Espanhol ou Inglês) e Redação, também com duração de quatro horas. No total, 13.346 pessoas se inscreveram.
A Comissão Permanente de Seleção (Copese) da UFT recomenda que o candidato compareça ao local da provas com no mínimo uma hora de antecedência do horário fixado para o início das mesmas. Os portões dos prédios onde acontecem as provas serão fechados, impreterivelmente, quando começarem as provas. O candidato que chegar depois do fechamento dos portões não vai entrar no prédio e será automaticamente eliminado do processo seletivo.
Além disso, deve levar apenas caneta esferográfica de tinta preta ou azul, fabricada em material transparente, comprovante de pagamento e o documento de identidade original. A organização do vestibular não vai permitir o uso de lápis, lapiseira, borracha e caneta fabricada em material não-transparente, durante a realização das provas.
Segundo a orientadora pedagógica de um cursinho de pré-vestibular Sharlene Martins, o estudante deve ler a prova atentamente. Ler todo enunciado para não errar. Responder as questões que tiver conhecimento do conteúdo e as que ele tiver maior dificuldade, ele deve passar para a próxima. E quando ele terminar, deve voltar nessas e ler com mais atenção para poder responder”, explicou a orientadora, acrescentando que na segunda etapa de provas a redação deve ser a primeira a ser feita para depois prosseguir para as demais disciplinas.
Candidatos
O Jornal do Tocantins esteve com dois estudantes para saber como foi a preparação deles e como eles vão encarar esse dia de provas. “Eu fiz cursinho para recapitular as matérias, porque já era muito tempo sem estudar. Quero passar logo de primeira. Mas estou muito ansiosa, parecendo uma adolescente”, contou Kenia Cristine Siqueira do Prado, 38 anos, que vai disputar uma vaga para o curso de Pedagogia.
Outro estudante é Rangel Nepomuceno, 18 anos, que vai concorrer a uma vaga de Direito. “Não fiquei alienado nos estudos. Mas fiz cursinho e estudava mais quatro horas por dia. Agora, tenho que passar, eu fiz por onde”, disse o estudante, contando que vai acordar cedo, levar uma água e uma balinha para distrair na hora da prova. “Mas deixei de lado mesmo foi a ansiedade, ela é a nossa maior concorrente”, concluiu.
Sábado
Os candidatos que disputam as 23 vagas para o curso de Arquitetura e Urbanismo realizaram ontem a prova de habilidades específicas. A Copese informou que dos 220 candidatos inscritos, 37 não realizaram as provas. (Isabele Bento – Jornal do Tocantins)




