O governador Carlos Henrique Gaguim convidou a Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins (CFAT) a instalar um posto da Marinha do Brasil no Parque Estadual do Cantão e colocou a estrutura do Governo do Estado à disposição da Capitania. O convite foi feito na tarde desta segunda-feira, 17, durante evento de comemoração do 10° aniversário da Capitania no Tocantins, realizado em sua sede, próximo à praia do Prata, com a presença da primeira-dama do Estado, Rose Amorim, e do vice-almirate Walter Carrara Loureiro, que comanda o 7º Distrito Naval, situado em Brasília, ao qual a Capitania está subordinada. “A presença da Marinha no Cantão trará mais efetividade nas ações de preservação da região e também mais segurança”, enfatizou Carlos Gaguim.
O governador também parabenizou a atuação da Marinha nesses dez anos de trabalho pelo Estado e se comprometeu em agilizar a pavimentação das alamedas da Vila Naval e do acesso à Capitania pela LO-19, que é o mesmo acesso à praia do Prata, local de grande movimento turístico em Palmas.
O capitão-de-fragata Paulo César Potiguara sinalizou positivamente a possibilidade de levar um posto da Capitania Araguaia-Tocantins para o Cantão e ressaltou que o convite do governador só vem somar com o papel da Marinha do Brasil, que é o de promover a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana e a prevenção da poluição hídrica proveniente de embarcações nos rios e lagos da Bacia Hidrográfica do Araguaia-Tocantins.
“Em breve, vamos nos reunir com os atores que compõem esse trabalho de defesa, para discutir a possibilidade e viabilizar a ida da Marinha do Brasil para o Parque do Cantão”, afirmou Potiguara.
De acordo com a Marinha do Brasil, nestes últimos 10 anos no Tocantins a CFAT inscreveu 2.643 embarcações, formou 2.365 aquaviários e habilitou 2.576 amadores.
Ainda segundo a organização, apenas no primeiro quadrimestre de 2010, no comparativo com o mesmo período de 2009, registraram-se aumentos de 75% no número de embarcações inscritas, 80% no número de aquaviários formados e 120% de amadores habilitados.
“Isso demonstra que a Marinha está contribuindo para que a região do Araguaia-Tocantins, alcance uma visibilidade cada vez maior no contexto nacional, além da sociedade tocantinense poder contar com mais profissionais qualificados pela Marinha para exercer, com segurança, diversas funções a bordo das embarcações, estas cada vez mais complexas em função da implementação de novos trechos na hidrovia do rio Tocantins”, avaliou o vice-almirate Walter Carrara. (Julliana Ribeiro)




