O governador Carlos Henrique Gaguim recebeu no início da tarde desta quinta-feira, 5, cerca de 30 prefeitos de diversas regiões do Estado. Na pauta, os diversos problemas econômicos enfrentados pelos gestores municipais por conta da redução do FPM – Fundo de Participação dos Municípios e queda na arrecadação do ICMS – Imposto Sobre Circulação de Mercadoria e Serviços. Além do governador, participaram da reunião o vice-governador Eduardo Machado e o secretário estadual da Fazenda, Marcelo Olímpio.
Carlos Gaguim fez uma ampla explanação sobre os sete meses de sua administração e as dificuldades financeiras que o Estado também enfrenta. “É em razão dessas dificuldades que parto em busca de novos investimentos para criar maiores oportunidades de emprego e renda para nossa população”, disse o governador.
O prefeito de Barrolândia, Cleidiomar José Ribeiro, acredita em um encaminhamento das demandas a curto e médio prazo. “Acredito que as coisas devam tomar um bom caminho em favor dos municípios e dos cidadãos”, ponderou o prefeito.
Soluções
O governador sugeriu aos prefeitos que seja elaborada uma pauta de reivindicações para ser discutida mais profundamente numa segunda reunião, previamente agendada para a próxima quarta-feira, 12. “Tenho feito o que os senhores estão fazendo nesse momento, buscado alternativas. Vamos tentar encontrar caminhos para solucionar ou ao menos amenizar esses problemas por meio de parcerias”, disse Carlos Gaguim.
A sugestão foi prontamente aceita pelos presentes. “Vamos listar essas dificuldades e apresentá-las de forma mais completa no próximo encontro, com uma participação maior dos prefeitos”, concluiu o prefeito de Lagoa da Confusão, Jaime Café. (Marcio de Camargo)




