Dentre os Estados que se destacaram no programa Empreendedor Individual (EI), que completa dois anos em julho, o Tocantins está entre os dez que obtiveram maior adesão. Os outros são Mato Grosso, Roraima, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Acre, Goiás e Santa Catarina, além do Distrito Federal.
No Brasil, a área de comércio varejista concentra 32,89% dos EIs; seguida pelo setor de alimentação (11,69%); serviços em geral (10,7%); construção civil (7,18%); e serviços técnicos em veículos, com 5,52% de adesões. Atualmente, o Tocantins tem 12.771 EIs. Em todo o País, o programa registrou. até o final de maio, 1,185 milhão de novos contribuintes para a Previdência Social.
Para o superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-TO), Paulo Massuia, a posição do Tocantins reflete as ações de impacto desenvolvidas em todas as cidades que possuem unidades do Sebrae através de palestras com grupos setoriais, articulações com classes empresariais, associações, sindicatos, federações, bancos, faculdades e atacadistas. (Jornal do Tocantins)




