Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, janeiro 30, 2026
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Tocantins elabora plano para desenvolvimento da Amazônia

Noticias Relacionadas

No intuito de ampliar e melhorar os investimentos na área de Ciência, Tecnologia e Inovação na região Amazônica, a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEDECTI) realiza nesta quinta-feira, 11, em Palmas, a primeira rodada de consultas públicas para a elaboração do PCT&I/Amazônia – Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação para Amazônia.

No encontro, promovido em parceria com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos do MCT&I (CGEE), a comunidade científica e acadêmica terá a oportunidade de apresentar e debater propostas voltadas para o desenvolvimento sustentável da Amazônia especialmente as propostas que atendam as demandas do Tocantins.

O encontro vai ser realizado no auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE), a partir das 8h. Participam da abertura do evento o secretário da SEDECTI, Paulo Massuia, representantes do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação e reitores de universidades (MCT&I), pesquisadores e gestores de órgãos públicos e instituições ligadas à pesquisa.

As consultas públicas para a elaboração do PCT&I/Amazônia é fruto de uma reivindicação dos secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação dos Estados que compõe a região da Amazônia. Palmas será a ultima capital da região a debater a elaboração do plano. Depois de elaborado o plano servirá de base para definir prioridades de investimento em C,T&I na Amazônia.

Oficinas

Segundo o assessor técnico da Sedecti, Alan Rickson Andrade uma equipe do CGEE fará uma apresentação geral do Plano e depois os participantes vão se dividir em oficinas para debater três eixos temáticos: Infraestrutura para ciência, tecnologia e inovação; formação e atração de profissionais do setor de C,T&I; e estruturação e ampliação de polos regionais de inovação. “Queremos que este plano contemple as demandas especificas do Estado, mas que essas demandas estejam integradas à região da Amazônia”, frisou.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias