A lista dos 100 deputados e senadores de maior relevância no Congresso Nacional, elaborada anualmente pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), foi divulgada nesta sexta-feira, 28.
O deputado Eduardo Gomes (PSDB), aparece na lista pela sexta vez consecutiva e entra para a história da política tocantinense como o político que mais vezes figurou na relação. É o político tocantinense que melhor representou o Estado no cenário nacional em todos os tempos, de acordo com os critérios do DIAP. Outro político tocantinense que aparece pela segunda vez na lista é a senadora Kátia Abreu (DEM).
A escolha dos nomes leva em consideração o cargo ocupado pelo parlamentar no Congresso, a influência sobre os demais colegas na tomada de decisões e o envolvimento na discussão de matérias relevantes, de interesse da sociedade. Ao todo, são elencados 69 deputados e 31 senadores. Do total, 22 são do PT, legenda com maior número de representantes na lista, seguido pelo PMDB (17) e PSDB (14).
Na lista dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, os “cabeças” do Congresso Nacional são, na definição do Diap, aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de qualidades e habilidades. Entre os atributos considerados, o Diap destaca a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações.
O coordenador da publicação, Antônio Augusto de Queiroz, explica que são utilizados critérios quantitativos e qualitativos para classificação dos parlamentares “cabeças” do Congresso. Primeiro, o institucional, que avalia o posto que ocupa na Casa, como líder, presidente de comissão, frente parlamentar ou integrante da Mesa Diretora. O segundo, é o reputacional – como é visto pelos colegas, consultores legislativos e analistas políticos. O terceiro é o fator decisional, que estuda o comportamento do parlamentar, a capacidade de liderar e influenciar escolhas. (Assessoria do deputado Eduardo Gomes).




