Enquanto os principais partidos políticos definiram as convenções partidárias para selar alianças e referendar candidaturas entre 10 e 13 de junho, no início do período legal previsto pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – que vai de 10 a 30 de junho-, no Tocantins as legendas com pré-candidatos ao governo estadual optaram por dias próximos à data limite, com exceção do PT que ainda não definiu data.
O PMDB será o primeiro dos cabeças de chapa a referendar a candidatura do governador Carlos Gaguim (PMDB) à reeleição, no dia 26 de junho, sábado. O secretário-geral do partido, Márcio Carvalho, destacou que a convenção do dia 26, um sábado, já tem dois locais previamente agendados, a Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e a Assembleia Legislativa (AL). O ato tem previsão para ser iniciada às 8 horas e finalizada às 18 horas.
Já os partidos que compõe a base aliada, como o PSB, o PDT e o PTB ainda não fecharam a data. Deputado estadual e presidente regional do PDT, Fábio Martins disse que a data não foi marcada, mas que a decisão será definida durante reunião com membros do partido no domingo. O presidente regional do PTB, José Geraldo, não definiu a data da convenção, mas seu partido deverá confirmar o apoio a Carlos Gaguim ainda em maio, no dia 31 às 14 horas, no Hotel Vitória em Palmas. Por sua vez, o deputado federal Laurez Moreira (PSB) também confirmou que ainda não há definição da data, mas provavelmente será no final do mês.
Tucanos
O PSDB, encabeçado pelo pré-candidato a governador Siqueira Campos, escolheu o dia 30, um domingo. O ex-senador e coordenador da campanha do PSDB, Eduardo Siqueira Campos, frisou que por ser uma tradição do partido, a convenção irá ocorrer na data limite, mas ainda sem local definido. O coordenador disse ainda que o evento provavelmente contará com os partidos que compõem a chapa majoritária. A coligação, até agora, conta com o DEM, PR, PP, PV, PSC, PRTB, PTC, PTdoB, PMN, PRB e PTN.
O PR, por meio da assessoria do senador João Ribeiro, confirmou o evento para a data, assim como o DEM, já que o presidente regional, João Oliveira afirmou que a data estava a critério do coordenador Eduardo.
O presidente estadual do PV, Marcelo Lelis divide a opinião com Oliveira, e acredita ser possível que seu partido também participe da convenção conjunta.
O PP, que pleiteia a outra vaga ao Senado, ainda não se definiu. Mas o deputado federal e presidente do partido Lázaro Botelho disse que a convenção ocorrerá no final de junho.
Petistas
Donizeti Nogueira, presidente do PT, partido que tem como pré-candidato a governo o ex-prefeito de Porto Nacional Paulo Mourão, disse que a data da convenção será definida na segunda-feira,na reunião da executiva do partido, às 19 horas. (Theíza Cristhine – Jornal do Tocantins)




