Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

TOCANTINS: Buracos se multiplicam em Palmas e causam transtornos

Noticias Relacionadas

Os buracos nas ruas de Palmas não param de causar transtornos a motoristas e pedestres e, mesmo com a operação tapa-buraco da Prefeitura de Palmas, o surgimento de novas crateras parece ser   diário em Palmas no período chuvoso. O comerciante Gregório de Santana, que tem uma lanchonete na LO-04 na 201 Norte, no centro da cidade, em frente da Delegacia da Receita Federal, é uma das pessoas insatisfeitas com o problema. Ele, apontando um buraco grande na frente do seu estabelecimento, ressaltou que, na semana passada, uma equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura fez um trabalho provisório no local na sexta-feira, mas, dois dias depois, a chuva levou todo o material. “Depois do tapa-buraco provocou um buraco enorme, os condutores precisam diminuir a velocidade, com esses cuidados ainda acontecem acidentes. Esse buraco é perigoso mais à noite, quando chove fica pior porque a água esconde os buracos para os motoqueiros”, destacou.A avenida é um local bastante movimentado, principalmente no horário de pico. Logo mais na frente, perto do Ministério Público Estadual, em frente ao semafaro da esquina da LO-04, mais um buraco grande que dificulta os veículos trafegarem. O técnico de telecomunicação Ricardo Azevedo disse que trafega diariamente de carro por este local e reclama das condições da avenida. “Sempre passo por essa rua e é um perigo podendo acontecer acidentes graves e ainda acabar com os pneus dos veículos”, argumentou.

O condutor reclamou do trabalho que é realizado pela prefeitura na questão dos buracos. Segundo Azevedo, em outras épocas já teve “alto investimento” nas ruas. “Palmas é um cartão de visita no Estado, as pessoas chegam e encontram esses buracos enormes bem no centro da cidade. Quando não são buracos enormes, são várias ruas esburacadas”, desabafou.

Outro trecho crítico é na avenida LO-10, que liga as quadras 405 a 305 Norte. O local tem vários buracos e o trânsito fica lento. De acordo com o comerciante Martônio Francisco, proprietário de um depósito de gás que fica localizado em frente da avenida, a equipe da prefeitura não passou neste ano. Francisco comentou que convive com o problema há cerca de oito anos. “Nós já convivemos com essa situação diariamente”, ponderou, resignado.

Prefeitura

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Infraestrutura  enviada para à Redação informou que, mesmo no período chuvoso, o órgão conta com dez equipes nas ruas realizando a pperação tapa-buracos, das quais uma percorre os pontos mais críticos, principalmente nas avenidas de maior fluxo de veículos.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, José Francisco dos Santos, vários fatores contribuem para o aparecimento dos buracos no período chuvoso. Entre eles, o tráfego intenso nas principais avenidas, o trânsito de veículos pesados e ônibus que utilizam as vias da Capital, bem como as chuvas mais intensas e ininterruptas. Ainda de acordo com o secretário, os trabalhos estão sendo executados gradativamente à medida que surge uma estiagem, o que permite uma maior aderência do material utilizado na recuperação do pavimento. “A prefeitura tem feito todos os esforços para minimizar a situação e estamos com equipes diariamente nas ruas fazendo a manutenção do pavimento, principalmente quando a chuva dá uma trégua, pois tapa-buraco não se faz debaixo de chuva”, argumentou na nota.

 Conforme a secretaria, são empregados 20m³ de massa asfáltica na operação tapa-buracos, onde são utilizadas brita zero e emulsão asfáltica. Dessas dez equipes trabalham nove agentes em cada. (Jornal do Tocantins)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias