A Federação Tocantinense de Futebol (FTF) divulgou a tabela completa do Campeonato Tocantinense 2015. O início está programado para o dia 7 de março. O Tocantinópolis Esporte Clube (TEC), único representante do Bico do Papagaio no futebol profissional, estréia fora de casa contra o atual campeã, Interporto, em Porto Nacional. A rodada será completada pelos seguintes jogos: Guaraí x Paraíso, Gurupi x Tocantins de Miracema e Araguaína x Palmas.
Com exceção da entrada do Paraíso, que veio da segunda divisão, a tabela praticamente é a mesma do campeonato deste ano alternado apenas o local das partidas. E é também pelo terceiro ano seguido que Araguaína x Palmas jogam na primeira rodada.
Oito
Tocantinópolis, Interporto, Palmas, Araguaína, Gurupi, Tocantins de Miracema, Guaraí e Paraíso vão disputar a competição em jogos de ida e volta. Guaraí e Paraíso, que foram campeões e vice, respectivamente, da segunda divisão, se juntam as outras seis equipes. No caso do Guaraí, o Lobo-Guará caiu e retornou no mesmo ano com o título da Segundona.
Fórmula
O Tocantinense 2015 será o mesmo deste ano, com a disputa no sistema de todos contra todos, sendo que os quatro primeiros colocados garantem vaga para as semifinais e depois jogam no sistema olímpico (1º x 4º e 2º x 3º) – os vencedores fazem a final do campeonato. Já os dois rebaixados serão conhecidos após o término da primeira fase quando todos os times já se enfrentaram ida e volta.
Mais uma vez ficou acertado que o campeão terá o direito de representar o Estado na Copa do Brasil e Brasileiro da Série D. Já o vice-campeão ficará com a vaga da Copa Verde. Em 2015, por ter sido campeão Tocantinense, o Interporto disputará a Copa do Brasil diante da Chapecoense (SC). Enquanto o vice-campeão, o Tocantinópolis disputará a Copa Verde. E o adversário será a Luverdense (MT), time que compõe a Série B do Brasileiro. O superintendente da FTF, José Wilson Soares, afirmou que o nome do campeonato, da taça, premiação e arbitragem será tratada posteriormente, quando a entidade divulgará uma circular complementando estes dados.
De acordo com o Estatuto do Torcedor, que estabelece que o regulamento, as tabelas da competição sejam divulgados até 60 dias antes de seu início, a FTF divulgou com 80 dias de antecedência.