A Prefeitura de Tocantinópolis em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde promoveram na semana passada, no auditório da Unidade de Saúde do Alto Bonito uma reunião que tinha como pauta os Componentes da Rede de Atenção Psicossocial, da qual era destinada aos municípios que integram a regional de Tocantinópolis. O encontro tinha como foco, discutir políticas públicas de saúde e que estas venham atender as necessidades da região.
No encontro foi discutido ainda o fortalecimento da Rede Psicossocial da Região de Tocantinópolis. A palestrante e técnica da área de Saúde Mental, Ana Terra Rodrigues, destacou a importância da união entre os 08 municípios que compõe esta Comissão para o fortalecimento, planejamento e organização das ações e serviços de Saúde e apresentou aos secretários municipais e representantes dos municípios a necessidade do fortalecimento da rede com a implantação de novos Caps – Centro de Atenção Psicossocial e que os profissionais que atuam nesta área possam ter uma aproximação a mais com a comunidade. “Vocês devem sensibilizar a comunidade e propor um atendimento diferenciado aos pacientes de forma titulada. Que a secretaria municipal de saúde possa trabalhar em conjunto com as demais, fazendo da Rede Psicossocial uma instituição decente para os pacientes que necessitam desse centro de atenção”, enfatizou a psicóloga da Sesau, Ana Terra.
Durante a reunião os municípios aproveitaram para apresentar suas experiências e ações realizadas com a comunidade. A Secretária Municipal de Saúde de Tocantinópolis, Maria da Conceição Farias, relatou as ações que a Prefeitura e a Secretaria vem desenvolvendo ao longo do ano. “Este ano já desenvolvemos o Projeto Caminhos do Cuidado para os agentes comunitários de saúde, no carnaval fizemos a distribuição de kits de preservativos e panfletos sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Estamos fazendo o acompanhamento juntamente com a Secretaria de Assistência Social aos assistidos pelo CAPS. Ou seja, a prefeitura sempre está realizando ações que venham promover a interação, proteção, prevenção e ressocialização dos pacientes dentro da comunidade”, relatou a secretária.
A enfermeira da Atenção Básica da Unidade de Saúde do Alto Bonito, Marisa Fontinelle, comentou que a unidade de saúde está sempre assistindo a comunidade e promovendo ações que venham conscientizá-los a ter uma vida com saúde e com qualidade. “Estamos à disposição para qualquer eventualidade que a população vier a ter. O posto de saúde é um lugar onde a comunidade sempre deve está visitando, seja em caso de doença ou até mesmo para esclarecimento de dúvidas sobre assuntos ligados à área da saúde da família”, ressaltou a enfermeira.
Os pacientes e funcionários do CAPS desenvolvem vários tipos de artesanatos durante o período de tratamento, como: bordados, confecções de tapetes, panos de prato, pinturas em telas, ornamentação de sandálias, enfeites decorativos, etc. Uma forma de está promovendo a interação entre os mesmos e facilitando o tratamento durante o período assistido.
Os municípios que fazem parte da Região de Tocantinópolis são: Aguiarnópolis, Itaguatins, Luzinópolis, Maurilândia, Nazaré, Palmeiras do Tocantins e Santa Terezinha.




