Depois de ser anunciado previamente, os moradores da parte baixa da cidade de Tocantinópolis começam a ser retirados. Nos últimos dias, a cheia do rio Tocantins tem causado estragos de norte a sul do Estado, como ocorreu na cidade de peixe.
O Governo do Estado determinou alerta total para evitar transtornos às populações ribeirinhas na região do Bico do Papagaio, e em todos os locais onde possa haver risco de enchentes. A Defesa Civil já está atenta e monitorando essas localidades.
Segundo o morador Itamir Ribeiro dos Santos, o “Mirandinha”, o prefeito municipal de Tocantinópolis, Fabion Gomes, vem dando apoio às famílias da beira rio, com pessoal prestando assistência desde que o rio começou a encher de forma mais rápida.
Neste domingo, 8, segundo o moradores, o Prefeito esteve no local e disponibilizou veículos para fazerem o transporte das mudanças.
Moradores, nos últimos três dias, afirmam que não dormiram, tendo em vista as notícias que vieram da
região sul do Estado, de que o rio Tocantins estava invadindo casas e causando prejuízos e transtornos. Ainda segundo os moradores, o fato de ter dos representantes da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, em Lageado, afirmado que o fluxo das aguas não seriam interrompidos, aumentou a preocupação, já que principalmente nos três últimos dias a cheia aumentou muito rápido.
A balsa que faz a travessia entre Tocantinópolis e Porto Franco está atracando nas proximidades da rua 21 de abril. Além disso, os quiosques da beira rio, já foram invadidos pelas águas e as mudanças estão sendo realizadas, praticamente todos os comerciantes. (Mouranet)




