
Uma postagem da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Tocantinópolis, nas redes sociais da Prefeitura, com autorização do prefeito, Paulo Gomes (PSD), tem causado indignação em professores da rede municipal.
A postagem diz que o novo piso salarial dos professores, que passou de R$ 2.886 para R$ 3.845, já foi implementado na folha de pagamento de janeiro de 2022, logo, não haveria nenhum professor com as incorporações salariais, que ganhe menos que o valor estipulado pelo novo piso.
A afirmação causou revolta nos profissionais, que foram categóricos em rebater a afirmação e alegam, que a Prefeitura na verdade juntou outros direitos como gratificações, abonos, cortando por exemplo progressões salariais referentes a tempo de serviço e qualificação acadêmica.
Lázaro Gomes Leite por exemplo, questionou as afirmações. “Prefeito, ninguém está correndo atrás de piso, este temos direito garantido na lei federal do piso, estamos lutando atrás dos nossos direitos garantidos na lei, quinquênio, progressão, salário família, que você tirou de todos nós”.
Jane Cleide Brito também questionou. “Sim, esse é o salário base. E cadê quinquênio, progressões? Saibam que as nossas vantagens e direitos adquiridos com os anos, estão incluídos nessa somatória para chegar a esse valor. Pasmem! O professor que ganhava aproximado ao valor do piso salarial anunciado em janeiro deste ano, a gestão municipal somente completou e os que já ganhavam esse valor, porque tem mais de 20 anos de serviço, não receberam nada, ou seja, a porcentagem de 33,24% anunciada pelo ministro da Educação e até mesmo pelo presidente, não foi paga de acordo com a Lei Federal”.
Outra a reclamar foi Wanuza Cruz. “Uma falta de respeito para com a valorização dos professores, violando seus direitos. Aprenda que progressões e direitos adquiridos, conforme o STF já determinou na ADI 4 .167, proíbe que as vantagens sejam usadas para se chegar ao piso. Isso que está fazendo é ilegal e imoral, agora dizer que estamos ganhando o piso é mentira, está no contracheque o valor do piso, devido essa junção vergonhosa de progressões e quinquênios. Pague o piso, cumpre a Lei”.
Um prefeitinho de quinta categoria , não respeita os servidores , onde se encontra a promotoria de justiça quê não ver tantas denúncias contra esse prefeito , não vemos ações nenhuma , tudo conivente , com esse fantoche de prefeito , só faz o quê o seu manda , mas vcs servidores no votaram em massa nele , aguentam na as eleições já está próximo , votam no tio também farinha do mesmo saco.
Valorização do magistério já!
Prefeito, somos professores graduados e pós-graduados, valorize nossos títulos e pague nossos direitos.