O prefeito Paulo Gomes de Souza, de Tocantinópolis, comunicou publicamente por meio de nota a iniciativa do município de combater as cobranças abusivas de água e esgoto. Após várias tentativas de acordo amigável com a concessionária BRK Ambiental, que não resultaram em soluções, a Prefeitura decidiu iniciar o processo de rescisão por nulidade do contrato de concessão em 16 de outubro de 2023.
As medidas tomadas pela Prefeitura incluem a redução da taxa de esgoto e correção de ruas onde a empresa BRK tem causado constrangimentos. No entanto, a população, principalmente a mais carente, ainda enfrenta problemas.
O prefeito Paulo Gomes fez um apelo para que outros municípios do estado se unam na luta contra essas cobranças, que são as mais altas do Norte do Brasil.
Ele reafirmou o compromisso da prefeitura em não ficar de braços cruzados diante dessa situação. “Essa situação não pode continuar assim, o descaso, a omissão e a negligência da concessionária precisam ter fim”, concluiu o prefeito.
Só no Bico do Papagaio, a BRK Ambiental atua em 11 municípios: Aguiarnópolis, Augustinópolis, Buriti, Carrasco Bonito, Nazaré, Palmeiras, São Miguel, São Sebastião, Tocantinópolis, Wanderlândia e Xambioá, em todos, as reclamações são intensas e os serviços são considerados de péssima qualidade.