O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou, nesta terça-feira, 12, o plano de expansão da rede federal de ensino técnico, com a criação de 100 novos campus de institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) pelo país. A iniciativa alcançará todas as unidades da federação e vai gerar 140 mil novas vagas, a maioria em cursos técnicos integrados ao ensino médio.
Para o Tocantins, uma unidade foi oficializada pelo presidente Lula, e será instalada no município de Tocantinópolis. A aceitação do Governo Federal atende pedido da gestão municipal que cadastrou a proposta junto ao Ministério da Educação.
“A criação deste novo campus dos IFTO em Tocantinópolis representa um avanço significativo para nossa cidade e região. Com a oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio e também o superior, haverá mais oportunidades de formação para nossos jovens e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico local. Já estamos construindo a maior escola de tempo integral do Bico do Papagaio, que vai focar no ensino de base, agora com o IFTO, será fortalecido o ensino médio e superior”, destacou o prefeito.
Os institutos federais são instituições especializadas na educação profissional e tecnológica, oferecendo também educação básica e superior. Os cursos são gratuitos.
O objetivo do Governo Federal é aumentar a oferta de vagas na educação profissional e tecnológica e criar oportunidades para jovens e adultos, especialmente os mais vulneráveis.