- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quinta-feira, 26 / setembro / 2024

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

TOCANTINÓPOLIS: Pesquisa literária no Colégio Dom Orione incentiva interação com obras e autores regionais

Mais Lidas

O Colégio Estadual Dom Orione de Tocantinópolis está realizando uma pesquisa sobre a literatura produzida no Tocantins. O trabalho teve início em abril deste ano e envolve as redes estadual, municipal e particular de ensino. O objetivo principal é identificar ações e projetos voltado para a produção de literatura no Tocantins, mais especificamente no município de Tocantinópolis, promovendo, ao longo do processo, experiências enriquecedoras na interação com as obras e autores locais. 

Já foram aplicados questionários em três unidades escolares envolvendo 196 estudantes do ensino fundamental e médio.  O grupo de pesquisa, composto por 16 estudantes do ensino médio, também participou de um encontro, com o professor Rubens Martins, da Universidade do Tocantins (Unitins). 

Segundo o educador, a pesquisa sobre literatura é um importante incentivo para as unidades de ensino. “É uma iniciativa que, certamente, potencializará o interesse de outras escolas tocantinenses em trabalhar com projetos de leitura de obras de escritores regionais”, comentou Rubens.

A estudante, Emilly Lorrany Gerhardt, uma das pesquisadoras relatou como a iniciativa tem contribuído para sua formação escolar. “Estou no projeto para aprimorar minha escrita e construir uma base sólida para a vida acadêmica explorando novas obras literárias. É a primeira vez que participo de uma iniciativa semelhante a essa. A vivência é muito positiva para meu crescimento”, pontou.

Uma das representantes do grupo de pesquisadores, Lara Vitória, destacou a importância de fazer parte do trabalho. “É uma experiência positiva visitar as escolas, graças ao envolvimento dos estudantes e ao apoio da equipe escolar. É uma vivência que fortalece a confiança do grupo para expandir a pesquisa para outras instituições”, ponderou.

A coordenadora do Programa, Marynalva Abreu, pontuou sobre a experiência com a pesquisa. “Os estudantes estão entusiasmados com as visitas a outras escolas para a realização das pesquisas, demonstrando um empenho ao protagonizar todo o processo. São eles que orientam seus colegas a responder o questionário, evidenciando seu papel ativo”, destacou.

A coordenadora pedagógica do Colégio Estadual Dom Orione, Hélida Brilhante, destacou o trabalho como importante para o desenvolvimento acadêmico. “O universo da pesquisa científica é rico, e conhecer a literatura tocantinense será uma experiência interessante e memorável para os alunos. Ter contanto e produzir textos científicos na educação básica é fantástico”, concluiu Hélida.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias